A história em quadrinhos é hoje um dos gêneros textuais mais acessíveis da literatura. A fim de lidar com alguns questionamentos acerca do surgimento, evolução e pragmatismo a respeito desse gênero, o presente trabalho se propôs analisar, por meio da aplicação de um questionário juntamente com a realização de uma entrevista aos alunos do 3º e 4º do ensino fundamental 1 de uma escola municipal do Recife, o que eles conheciam e entendiam deste gênero, o que é observado por eles a partir das leituras de quadrinhos e como o professor trabalha este gênero textual nas aulas de língua portuguesa em sua visão. A partir das respostas de cada um nas entrevistas e nos questionários, observamos que as HQs chama a atenção dos alunos, por sua fácil compreensão na hora da leitura, por sua diversidade de cores e ilustrações oriunda de suas personagens, e que as HQs mais lidas dentro da sala de aula por eles eram: turma da Mônica, Mafalda e Garfield. No final, consideramos que a proposta de se trabalhar com este gênero nas aulas de língua portuguesa é uma ferramenta de suma importância à formação de futuros leitores/escritores críticos.