Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LA LITERATURA INFANTO-JUVENIL EN CLASES DE ELE

Palavra-chaves: LITERATURA, INFANTO-JUVENIL, ENSEñANZA DE ELE Comunicação Oral (CO) GT-10: Ensino e estudo de literaturas de língua espanhola
0 of 0
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5972 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 611 "titulo" => "LA LITERATURA INFANTO-JUVENIL EN CLASES DE ELE" "resumo" => "A inclusão da literatura em classes de língua estrangeira tem se tornado cada vez mais escassa, visto que muitos professores sentem dificuldade de trabalhar os textos literários e quando trabalhados tende a fixar apenas os aspectos lingüísticos. Partindo dessa problemática vemos a necessidade de incluí-la nas aulas, por ser considerada uma ferramenta fundamental no ensino de uma L2. Esse tipo de material contém um grande suporte lingüístico e cultural, além de proporcionar aos alunos contato com materiais autênticos da língua que estão aprendendo. Nosso objetivo com esse artigo é discutir o uso da literatura nas classes de ELE. Para isso, tomamos como objeto de investigação a literatura Infanto-juvenil, pois este tipo de texto literário pode proporcionar para os alunos contato com textos autênticos e tornar-se mais atrativo pelo tom de humor e o lúdico. Tendo como pressuposto teórico (AGUADO, 2010), (JESUALDO, 1993), (AMBASSA, 2006) E (CASSANY, 2005) abordaremos algumas questões lingüísticas e literárias e ao final do artigo apresentaremos algumas propostas de atividades que podem ser trabalhadas em diversos níveis dentro da sala de aula de língua estrangeira.A inclusão da literatura em classes de língua estrangeira tem se tornado cada vez mais escassa, visto que muitos professores sentem dificuldade de trabalhar os " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Ensino e estudo de literaturas de língua espanhola" "palavra_chave" => "LITERATURA, INFANTO-JUVENIL, ENSEñANZA DE ELE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_13_25_54_idinscrito_611_5032cbeabca6024d19a3071b0b0fa413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITAMARA CRISTINA RAMOS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ITAMARA" "autor_email" => "mara_cgpb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5972 "edicao_id" => 19 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 611 "titulo" => "LA LITERATURA INFANTO-JUVENIL EN CLASES DE ELE" "resumo" => "A inclusão da literatura em classes de língua estrangeira tem se tornado cada vez mais escassa, visto que muitos professores sentem dificuldade de trabalhar os textos literários e quando trabalhados tende a fixar apenas os aspectos lingüísticos. Partindo dessa problemática vemos a necessidade de incluí-la nas aulas, por ser considerada uma ferramenta fundamental no ensino de uma L2. Esse tipo de material contém um grande suporte lingüístico e cultural, além de proporcionar aos alunos contato com materiais autênticos da língua que estão aprendendo. Nosso objetivo com esse artigo é discutir o uso da literatura nas classes de ELE. Para isso, tomamos como objeto de investigação a literatura Infanto-juvenil, pois este tipo de texto literário pode proporcionar para os alunos contato com textos autênticos e tornar-se mais atrativo pelo tom de humor e o lúdico. Tendo como pressuposto teórico (AGUADO, 2010), (JESUALDO, 1993), (AMBASSA, 2006) E (CASSANY, 2005) abordaremos algumas questões lingüísticas e literárias e ao final do artigo apresentaremos algumas propostas de atividades que podem ser trabalhadas em diversos níveis dentro da sala de aula de língua estrangeira.A inclusão da literatura em classes de língua estrangeira tem se tornado cada vez mais escassa, visto que muitos professores sentem dificuldade de trabalhar os " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-10: Ensino e estudo de literaturas de língua espanhola" "palavra_chave" => "LITERATURA, INFANTO-JUVENIL, ENSEñANZA DE ELE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_13_25_54_idinscrito_611_5032cbeabca6024d19a3071b0b0fa413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITAMARA CRISTINA RAMOS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ITAMARA" "autor_email" => "mara_cgpb@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enlije" "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE" "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014" "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg" "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

A inclusão da literatura em classes de língua estrangeira tem se tornado cada vez mais escassa, visto que muitos professores sentem dificuldade de trabalhar os textos literários e quando trabalhados tende a fixar apenas os aspectos lingüísticos. Partindo dessa problemática vemos a necessidade de incluí-la nas aulas, por ser considerada uma ferramenta fundamental no ensino de uma L2. Esse tipo de material contém um grande suporte lingüístico e cultural, além de proporcionar aos alunos contato com materiais autênticos da língua que estão aprendendo. Nosso objetivo com esse artigo é discutir o uso da literatura nas classes de ELE. Para isso, tomamos como objeto de investigação a literatura Infanto-juvenil, pois este tipo de texto literário pode proporcionar para os alunos contato com textos autênticos e tornar-se mais atrativo pelo tom de humor e o lúdico. Tendo como pressuposto teórico (AGUADO, 2010), (JESUALDO, 1993), (AMBASSA, 2006) E (CASSANY, 2005) abordaremos algumas questões lingüísticas e literárias e ao final do artigo apresentaremos algumas propostas de atividades que podem ser trabalhadas em diversos níveis dentro da sala de aula de língua estrangeira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.