ESTE ARTIGO RELATA E REFLETE SOBRE UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA – CE. COMO FRUTO DO PROJETO INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PIRP, PROGRAMA ARTICULADO PELA CAPES. COM A ANALISE DO LIVRO DIDÁTICO FOI VERIFICADO QUE SE TRATAVA DE UM CONTEÚDO BEM RESUMIDO, E QUE NÃO CONTEMPLAVA MUITAS DAS DÚVIDAS MENCIONADAS PELOS ALUNOS DURANTE AS REGÊNCIAS. DESTE MODO OS DISCENTES DE UMA TURMA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO APÓS ASSISTIREM AULAS SOBRE OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO FORAM INSTRUÍDOS, SEPARADOS EM EQUIPES, A REALIZAREM UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DOENÇAS MAIS COMUNS RELACIONADAS AOS MESMOS SISTEMAS. POSTERIORMENTE, TODA A PESQUISA FOI APRESENTADA EM SALA; A SEGUIR, CORRIGIDA, EDITADA E TRANSFORMADA EM EXEMPLARES DE REVISTAS SENDO EXPOSTAS NA BIBLIOTECA, COM O PROPÓSITO DE AUXILIAR OUTROS ESTUDANTES EM SEUS ESTUDOS. CONSTATOU-SE GRANDE ENTUSIASMO E MOTIVAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS DURANTE A ORGANIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO FINAL DAS REVISTAS, O QUE DEMONSTRA QUE ENGAJAR OS ESTUDANTES EM UM TRABALHO DEPENDENTE DE SEUS ESFORÇOS É UM MÉTODO MUITO EFICIENTE PARA O APRENDIZADO DOS MESMOS.