INTRODUÇÃO: A SEGURANÇA DO PACIENTE É PRODUTO INDIVIDUAL OU COLETIVO, DE VALORES, ATITUDES, PERCEPÇÕES, COMPETÊNCIAS E PADRÕES DE COMPORTAMENTOS QUE DETERMINAM O COMPROMISSO DE UMA ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE NA PROMOÇÃO DE SEGURANÇA, SENDO A PARTICIPAÇÃO DO PACIENTE FUNDAMENTAL NESSE PROCESSO, CONTRIBUINDO COM UM ATENDIMENTO MAIS SEGURO, CIENTE DE SUA RESPONSABILIDADE COMO CIDADÃO E CONSUMIDOR DE SERVIÇOS DE SAÚDE. OBJETIVOS: RELATAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DAS METAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL PÚBLICO. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, REFERENTE A ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR DISCENTES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, NO MUNICÍPIO DE PICOS, PI, EM JUNHO DE 2019, COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA LIGA ACADÊMICA CLÍNICO CIRÚRGICO (LAECC) A FIM DE LEVAR INFORMAÇÕES SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE AOS USUÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL JUSTINO LUZ. RESULTADOS E DISCUSSÃO: CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS PACIENTES JÁ POSSUÍAM INFORMAÇÕES PRÉVIAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS, A IDENTIFICAÇÃO CORRETA E O NÃO COMPARTILHAMENTO DE MEDICAMENTOS. OS PACIENTES RECOMENDARAM QUE HOUVESSE A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL CAPACITADA EM CONCEITOS RELACIONADOS À SEGURANÇA DO PACIENTE E ÀS FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS. CONCLUSÃO: IDENTIFICOU-SE GRANDE DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PACIENTES E OS PROFISSINAIS DE SAÚDE, SENDO UMA FALHA PARA UMA ASSISTÊNCIA SEGURA AO PACIENTE. ASSIM, É NÓTORIA A IMPORTANCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE, LEVANDO INFORMAÇÕES PERTINENTES QUE IRÃO CONTRIBUIR PARA AUTONOMIA DO PACIENTE.