RESUMO
O PRESENTE TEXTO ANALISA E DISCUTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS (PPES) IMPLEMENTADAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA TOMANDO COMO PONTO DE PARTIDA O PERÍODO DE REDEMOCRATIZAÇÃO COM O GOVERNO SARNEY, ELEITO NO ANO DE 1985, AO GOVERNO DO PRESIDENTE ELEITO NA DÉCADA DE 90, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. FAZENDO UMA BREVE ANÁLISE, O TEXTO BUSCA EXPOR O CONTEXTO HISTÓRICO E AS PRINCIPAIS PPES VIGENTES DURANTE CADA MANDATO PRESIDENCIAL NO BRASIL. MEDIANTE A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE OBRAS QUE TRATAM DA TEMÁTICA, O OBJETIVO É ELUCIDAR O LEITOR SOBRE O ASSUNTO PROPOSTO E LEVANTAR QUESTÕES ACERCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO GARANTIDA PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA TENDO EM VISTA A DICOTOMIA DE SUAS CLASSES SOCIAIS. MEDIANTE AS INFORMAÇÕES LEVANTADAS, O QUE SE PÔDE CONCLUIR É QUE A EDUCAÇÃO NÃO É CONSIDERADA UM PROJETO CONTÍNUO ENTRE AS DECISÕES TOMADAS POR CADA PRESIDENTE ELEITO E O AFASTAMENTO DAS PPES APLICADAS DURANTE CADA GOVERNO. COM O AVANÇO NEOLIBERAL NA DÉCADA DE 90 E MODELOS DE FINANCIAMENTO ESTRANGEIRO NO PAÍS – COMO POR EXEMPLO PROJETOS EDUCACIONAIS FINANCIADOS PELO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) – A EDUCAÇÃO PASSOU A SER TRATADA CADA VEZ MAIS COMO INSUMO A SER QUANTITATIVO E NÃO QUALITATIVO, CARACTERÍSTICA QUE SÓ TEM SE FORTALECIDO COM O PASSAR DOS ANOS E MUDANÇAS DE GOVERNO.