A EDUCAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS FATORES RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. NESTE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE PODE SER TRANSFORMADA, POR SE TRATAR DE UM FATOR HISTÓRICO, COMO TAMBÉM PODE TRANSFORMAR O CONTEXTO SOCIAL VIGENTE. POR ISSO, ELA TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA ESTRUTURA SOCIAL, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO À CIDADANIA, E A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. LOGO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR A FIM DE COMPREENDER DE QUE MANEIRA O LEGADO DESSA ERA ESTÁ PRESENTE NA EDUCAÇÃO ATUAL. ALÉM DISSO, FOMENTAR NOVAS REFLEXÕES ACERCA DO IMPACTO IDEOLÓGICO DA DITADURA E SUAS NOVAS FACES VELADAS NO ATUAL CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO BRASILEIRO, TRAÇANDO UM PARALELO ENTRE A RETIRADA DE DISCIPLINAS DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS ANOS REFERENTES AO REGIME DITATORIAL E A TENTATIVA DE REPETIR ESSA MANOBRA NO GOVERNO BRASILEIRO QUE ASSUMIU NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018. PARA TANTO, A PESQUISA TERÁ UM CARÁTER DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTANDO-SE EM AUTORES COMO SAVIANI (2008), ROMANELLI (2001). DESSA FORMA, OS RESULTADOS DO PRESENTE ESTUDO, APÓS AS COMPARAÇÕES E REFLEXÕES TEÓRICAS, APONTAM QUE A EDUCAÇÃO PERMANECE COM O FORTE TEOR DE APARELHAMENTO IDEOLÓGICO, MANTENDO, PORTANTO, A TRANSMISSÃO DA IDEOLOGIA DOMINANTE.