O PERCURSO UNIVERSITÁRIO É UMA ATIVIDADE DE ENSINO DE INTRODUÇÃO À ESCRITA ACADÊMICA DESENVOLVIDA PELO GRUPO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROFESSOR MILTON SANTOS (PET IHAC) PARA ESTUDANTES, PREFERENCIALMENTE, DO PRIMEIRO SEMESTRE DOS BACHARELADOS INTERDISCIPLINARES, QUE NECESSITAM DE ORIENTAÇÕES PARA ATENDEREM DEMANDAS ACADÊMICAS, SEM QUE HAJA, NO ENTANTO, EXCLUSÃO DOS DEMAIS GRADUANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA). A PRESENTE AÇÃO VISA COMPREENDER AS PROBLEMÁTICAS QUE ENVOLVEM NÃO APENAS A CONSOLIDAÇÃO DO TRIPÉ UNIVERSITÁRIO (ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO), MAS TAMBÉM A PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM QUESTÃO. PARA ISSO, DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA QUANTITATIVA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, DESDE O ATO DE INSCRIÇÃO À ANÁLISE DOS RESULTADOS QUE REFLETEM O PROCESSO DE MAPEAMENTO E AVALIAÇÃO. AS ATIVIDADES DE ENSINO BUSCARAM ATENDER AS DEMANDAS EM RELAÇÃO À PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS CONSTANTEMENTE SOLICITADOS NA UNIVERSIDADE, DE FORMA NÃO HIERARQUIZADA, UMA VEZ QUE O CONTEÚDO FOI APRESENTADO DE ESTUDANTE PARA ESTUDANTE. APÓS A ANÁLISE DOS DADOS FOI OBSERVADO QUE MAIS DE 50% DOS INSCRITOS SÃO ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E 45% DOS PARTICIPANTES SÃO GRADUANDOS DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES. ADEMAIS, NOTOU-SE QUE O PROJETO UNIVERSIDADE NOVA POSSIBILITOU QUE GRUPOS SOCIAIS VULNERABILIZADOS TENHAM ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR, EMBORA AINDA APRESENTEM DIFICULDADES QUE, POR VEZES, RESULTAM NA EVASÃO UNIVERSITÁRIA. DESSE MODO, O PET IHAC CONTRIBUI COM AÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS, CIENTÍFICOS E POPULARES, BEM COMO NA CRIAÇÃO DE REDES DE APOIO ESTUDANTIS AINDA ESCASSAS NO PERCURSO UNIVERSITÁRIO.