ESTE TRABALHO OBJETIVOU ABORDAR A DIFERENÇA ENTRE A TEORIA DO PLANEJAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS, IDEALIZADO PELA TEÓRICA MARGARIDA MARIA KROHLING KUNSCH E O MAIOR MODELO UTILIZADO NA ÁREA DAS RP, E O USO DESSE NA PRÁTICA PELOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL, MAIS ESPECIALMENTE PELOS RELAÇÕES-PÚBLICAS. ASSIM, FOI FEITO UM ESTUDO DETALHADO SOBRE ESSA FERRAMENTA ADMINISTRATIVA E, EM SEGUIDA, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM TRÊS PROFISSIONAIS DA REFERIDA ÁREA QUE ATUAM NO MERCADO DE TRABALHO EM EMPRESAS DE DIFERENTES SEGMENTOS E PORTES, A FIM DE ENTENDER COMO ESSA ATIVIDADE É EMPREENDIDA NO DIA A DIA E QUAIS ETAPAS SÃO SEGUIDAS EM SUA ATUAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. DESSA FORMA, OBTEVE-SE COMO RESULTADO DESTE ESTUDO A DIFERENÇA ENTRE O PRECONIZADO PELA TEORIA E O REALIZADO EFETIVAMENTE NA PRÁTICA, BEM COMO QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS EXISTENTES EM CADA UMA DESSAS “POSIÇÕES”, TEORIA E PRÁTICA, VISANDO, POSTERIORMENTE, QUE OS ESTUDANTES, FUTUROS COMUNICADORES EMPRESARIAIS, POSSAM ENTENDER COMO O CITADO INSTRUMENTO/ATIVIDADE É REALIZADA NO MERCADO EFETIVAMENTE, UMA VEZ QUE A TEORIA JÁ É ESTUDADA EM SALA DE AULA.