O ARTIGO ABORDARÁ OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA PRÁXIS A PARTIR DAS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NO INTUITO DE RESGATAR A VALORIZAÇÃO DO PROTAGONISMO E DA CULTURA NEGRA E INDÍGENA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. COMO APORTE METODOLÓGICO, PAUTOU-SE EM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO CONTEMPLANDO A LEGISLAÇÃO OFICIAL, DEBATES DE PESQUISADORES/AS COMO: LOPES (2006), ROCHA (2011), FREIRE (1993), BNCC (2018), DENTRE OUTROS, OS QUAIS DISCUTEM A TEMÁTICA DO RACISMO E A NECESSIDADE CONTÍNUA DA PROBLEMATIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS COMUNIDADES NEGRA E INDÍGENAS NO ÂMBITO ESCOLAR, BUSCANDO ROMPER COM O SILENCIAMENTO E TRAZENDO TAIS DISCUSSÕES À LUZ DAS SALAS DE AULA. NESSE SENTIDO, APRESENTA-SE APONTAMENTOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DE CONTEÚDOS QUE CORRESPONDAM ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DAS CULTURAS DOS POVOS NEGROS E INDÍGENAS, PROPICIANDO MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS REFLETIDAS EM AÇÕES NÃO PRECONCEITUOSAS E INCLUSIVAS.