O PRESENTE ARTIGO INVESTIGA A VIABILIDADE DA TÉCNICA DE DEBATES ORIENTADOS, NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM ATIVA, COMO INSTRUMENTO DE DESPERTO EM GRUPO, SOBRE TEMAS INERENTES AO IDEAL DE FORMAÇÃO INTEGRAL - PROPAGADO POR AUTORES COMO MARIA CIAVATTA E GAUDÊNCIO FRIGOTTO -, PARA ESTIMULAR OS ALUNOS A SE ESFORÇAREM ATIVAMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A PENSAR CRITICAMENTE SOBRE O QUE FAZEM. PERSCRUTA-SE, CONSIDERANDO-SE OS DESAFIOS QUE A PERMEIAM, COMO METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO PODEM AUXILIAR PROFESSORES A CRIAREM E/OU MODIFICAREM SUAS ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE ENSINO, NÃO SÓ EM SALA DE AULA, MAS TAMBÉM NO COMPROMISSO DE FORMAR UM CIDADÃO PARA O MUNDO LABORAL E ALÉM DELE. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO TENDO COMO BASE DA FORMAÇÃO INTEGRAL, UMA EDUCAÇÃO DIALÓGICA E INTEGRADA. ACREDITA-SE QUE A DISCUSSÃO APRESENTADA PODE APONTAR AO PROFESSOR, UM NOVO OLHAR PARA SUAS PRÁTICAS, APRESENTANDO ELEMENTOS QUE DENOTAM QUE O PROCESSO DE DEBATES CONTRIBUI PARA A AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO EM UM PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DOS ALICERCES FIRMADOS HISTORICAMENTE DE UM MODELO DE “ENSINAGEM” QUE DEPOSITA CONTEÚDOS DESCONTEXTUALIZADOS COMO FORMA DE APRENDIZAGEM, PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO E UM MODELO MAIS EFICIENTE, QUE TRAZ O PROCESSO DE ENSINO COMO ALGO QUE SE CONSTRÓI ATIVAMENTE PELOS ENSINADOS, MEDIADOS PELO PROFESSOR.