ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR METODOLOGIAS ATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COMO UMA ALTERNATIVA DIANTE DA ATUAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS ENCONTRAM DIFICULDADES EM RELAÇÃO AO ENSINO TRADICIONAL. A BIOLOGIA É UMA ÁREA BASTANTE RAMIFICADA E DOTADA DE VARIAS TERMINOLOGIAS E CONTEÚDOS BEM COMPLEXOS, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL SE PERCEBE CERTA REJEIÇÃO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS E ATÉ MESMO DIFICULDADE EM ABSORVER E APLICAR CONTEÚDOS. ESSA SITUAÇÃO SE COMPLICA NA ENTRADA DO ENSINO MÉDIO, ONDE TEMAS COMO BOTÂNICA, GENÉTICA, MICROBIOLOGIA, CITOLOGIA E DENTRE OUTROS ASSUNTOS SÃO ABORDADOS COM ÊNFASE EM PROVAS COMO ENEM E VESTIBULARES. O PROJETO FOI APLICADO NA ESCOLA PROFESSOR RAFAEL ARRUDA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE EM TURMAS DO 2º ANO, ONDE FOI POSSÍVEL APLICAR METODOLOGIAS QUE PERMITIRAM QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM ENVOLVIDOS COM O QUE SERIA TRABALHADO EM SALA. O CONTEÚDO APLICADO FOI RELACIONADO A MICROBIOLOGIA, ONDE INCIANDO COM UMA AULA TEÓRICA PARA REFORÇAR O QUE JÁ FOI VISTO E EM SEGUIDA UMA PRATICA E POR FIM UM JOGO DE FIXAÇÃO PARA A MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS. FOI OBSERVADO QUE A ADESÃO POR PARTE DOS ALUNOS FOI SATISFATÓRIA E RELACIONADO COM O SEU COTIDIANO.