Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PROFESSOR ARRUDA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE – UMA VIVÊNCIA DO ALUNO LICENCIANDO

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, MICROBIOLOGIA, APRENDIZAGEM, ENSINO Pôster (PO) AT 06: Ciências Biológicas
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57459
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 467
    "inscrito_id" => 1024
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PROFESSOR  ARRUDA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE – UMA VIVÊNCIA DO ALUNO LICENCIANDO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR METODOLOGIAS ATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COMO UMA ALTERNATIVA DIANTE DA ATUAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS ENCONTRAM DIFICULDADES EM RELAÇÃO AO ENSINO TRADICIONAL.  A BIOLOGIA É UMA ÁREA BASTANTE RAMIFICADA E DOTADA DE VARIAS TERMINOLOGIAS E CONTEÚDOS BEM COMPLEXOS, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL SE PERCEBE CERTA REJEIÇÃO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS E ATÉ MESMO DIFICULDADE EM ABSORVER E APLICAR CONTEÚDOS. ESSA SITUAÇÃO SE COMPLICA  NA ENTRADA DO ENSINO MÉDIO, ONDE TEMAS COMO BOTÂNICA, GENÉTICA, MICROBIOLOGIA, CITOLOGIA E DENTRE OUTROS ASSUNTOS SÃO ABORDADOS COM ÊNFASE EM PROVAS COMO ENEM E VESTIBULARES. O PROJETO FOI APLICADO NA ESCOLA PROFESSOR RAFAEL ARRUDA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE EM TURMAS DO 2º ANO, ONDE FOI POSSÍVEL APLICAR METODOLOGIAS QUE PERMITIRAM QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM ENVOLVIDOS COM O QUE SERIA TRABALHADO EM SALA. O CONTEÚDO APLICADO FOI RELACIONADO A MICROBIOLOGIA, ONDE INCIANDO COM UMA AULA TEÓRICA PARA REFORÇAR O QUE JÁ FOI VISTO E EM SEGUIDA UMA PRATICA E POR FIM UM JOGO DE FIXAÇÃO PARA A MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS.  FOI OBSERVADO QUE A ADESÃO POR PARTE DOS ALUNOS FOI SATISFATÓRIA E RELACIONADO COM O SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, MICROBIOLOGIA, APRENDIZAGEM, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA6_ID1024_19082019164732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANIELLE BARBOSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "janiellebarbosa123@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ -UVA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57459
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 467
    "inscrito_id" => 1024
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA PROFESSOR  ARRUDA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE – UMA VIVÊNCIA DO ALUNO LICENCIANDO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR METODOLOGIAS ATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COMO UMA ALTERNATIVA DIANTE DA ATUAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS ENCONTRAM DIFICULDADES EM RELAÇÃO AO ENSINO TRADICIONAL.  A BIOLOGIA É UMA ÁREA BASTANTE RAMIFICADA E DOTADA DE VARIAS TERMINOLOGIAS E CONTEÚDOS BEM COMPLEXOS, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL SE PERCEBE CERTA REJEIÇÃO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS E ATÉ MESMO DIFICULDADE EM ABSORVER E APLICAR CONTEÚDOS. ESSA SITUAÇÃO SE COMPLICA  NA ENTRADA DO ENSINO MÉDIO, ONDE TEMAS COMO BOTÂNICA, GENÉTICA, MICROBIOLOGIA, CITOLOGIA E DENTRE OUTROS ASSUNTOS SÃO ABORDADOS COM ÊNFASE EM PROVAS COMO ENEM E VESTIBULARES. O PROJETO FOI APLICADO NA ESCOLA PROFESSOR RAFAEL ARRUDA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE EM TURMAS DO 2º ANO, ONDE FOI POSSÍVEL APLICAR METODOLOGIAS QUE PERMITIRAM QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM ENVOLVIDOS COM O QUE SERIA TRABALHADO EM SALA. O CONTEÚDO APLICADO FOI RELACIONADO A MICROBIOLOGIA, ONDE INCIANDO COM UMA AULA TEÓRICA PARA REFORÇAR O QUE JÁ FOI VISTO E EM SEGUIDA UMA PRATICA E POR FIM UM JOGO DE FIXAÇÃO PARA A MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS.  FOI OBSERVADO QUE A ADESÃO POR PARTE DOS ALUNOS FOI SATISFATÓRIA E RELACIONADO COM O SEU COTIDIANO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, MICROBIOLOGIA, APRENDIZAGEM, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA6_ID1024_19082019164732.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANIELLE BARBOSA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JANE"
    "autor_email" => "janiellebarbosa123@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ -UVA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO APLICAR METODOLOGIAS ATIVAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO COMO UMA ALTERNATIVA DIANTE DA ATUAL SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO, ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS ENCONTRAM DIFICULDADES EM RELAÇÃO AO ENSINO TRADICIONAL. A BIOLOGIA É UMA ÁREA BASTANTE RAMIFICADA E DOTADA DE VARIAS TERMINOLOGIAS E CONTEÚDOS BEM COMPLEXOS, DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL SE PERCEBE CERTA REJEIÇÃO DO CONTEÚDO POR PARTE DOS ALUNOS E ATÉ MESMO DIFICULDADE EM ABSORVER E APLICAR CONTEÚDOS. ESSA SITUAÇÃO SE COMPLICA NA ENTRADA DO ENSINO MÉDIO, ONDE TEMAS COMO BOTÂNICA, GENÉTICA, MICROBIOLOGIA, CITOLOGIA E DENTRE OUTROS ASSUNTOS SÃO ABORDADOS COM ÊNFASE EM PROVAS COMO ENEM E VESTIBULARES. O PROJETO FOI APLICADO NA ESCOLA PROFESSOR RAFAEL ARRUDA NO MUNICÍPIO DE SOBRAL-CE EM TURMAS DO 2º ANO, ONDE FOI POSSÍVEL APLICAR METODOLOGIAS QUE PERMITIRAM QUE OS ALUNOS SE SENTISSEM ENVOLVIDOS COM O QUE SERIA TRABALHADO EM SALA. O CONTEÚDO APLICADO FOI RELACIONADO A MICROBIOLOGIA, ONDE INCIANDO COM UMA AULA TEÓRICA PARA REFORÇAR O QUE JÁ FOI VISTO E EM SEGUIDA UMA PRATICA E POR FIM UM JOGO DE FIXAÇÃO PARA A MELHOR COMPREENSÃO DOS ALUNOS. FOI OBSERVADO QUE A ADESÃO POR PARTE DOS ALUNOS FOI SATISFATÓRIA E RELACIONADO COM O SEU COTIDIANO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.