O PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA, FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, TEM ATENDIDO TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DO CRATO-CE, PROPORCIONANDO AOS FORMANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA A OPORTUNIDADE DE INICIAR A ATIVIDADE DOCENTE. ALÉM DISSO, TEM CONTRIBUIDO DE MANEIRA POSITIVA PARA O ENSINO NESSAS INSTITUIÇÕES. EM MEIO AO CONTEXTO VIGENTE, FAZ-SE NECESSÁRIO DISCUTIR E REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DE PROGRAMAS FORMATIVOS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA, QUE ALÉM DE FAVORECER A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE PROFISSIONAL, EXERCEM FUNÇÃO ENRIQUECEDORA NOS ESPAÇOS ESCOLARES DA REDE PÚBLICA. NESSE SENTIDO, ESSE TRABALHO VISA REFLETIR SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO PIBID - SUBPROJETO PEDAGOGIA E AS CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE E PRÁTICA DOCENTE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA. FUNDAMENTA-SE AINDA NAS CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS DAS PESQUISAS DE FARIAS (2014), OLIVEIRA E CUNHA (2006), PIMENTA (2005) E PIMENTA E LIMA (2004), QUE NOS APONTAM QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE, ENVOLVE VÁRIOS SABERES. ESTA PESQUISA NOS POSSIBILITOU PERCEBER O QUANTO O PIBID TEM RESULTADO EM EFEITOS POSITIVOS E SIGNIFICATIVOS PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR, TENDO EM VISTA, QUE AO DAR A OPORTUNIDADE DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA AOS FORMANDOS, CONTRIBUI RICAMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DESTES E PARA QUE SE CONSTITUAM ENQUANTO PROFESSORES REFLEXIVOS.