ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO EM SAÚDE SÃO ESSENCIAIS PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES EFICAZES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADAS PARA MULHERES NA PERSPECTIVA DO CÂNCER DE COLO UTERINO, VISTO QUE É EVITÁVEL QUANDO PRECOCE. OBJETIVOU-SE, LEVANTAR NA LITERATURA ESTUDOS SOBRE LETRAMENTO EM SAÚDE E A RELAÇÃO COM A PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DO ÚTERO. REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE LETRAMENTO EM SAÚDE E PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO UTERINO. A BUSCA OCORREU DURANTE O MÊS DE JUNHO DE 2019, NAS BASES DE DADOS PUBMED, MEDLINE, BVS E LILACS. UTILIZOU-SE OS DESCRITORES: ALFABETIZAÇÃO EM SAÚDE/HEALTH LITERACY, PREVENÇÃO DE DOENÇAS/DISEASE PREVENTION, NEOPLASIAS DO COLO DO ÚTERO/UTERINE CERVICAL NEOPLASMS, CONFORME O DECS. INCLUIRAM-SE PUBLICAÇÕES QUE RELACIONAM LETRAMENTO EM SAÚDE E CÂNCER DE COLO UTERINO; ARTIGOS DISPONÍVEIS E COMPLETOS, EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS, EXCLUINDO-SE ARTIGOS DUPLICADOS. TOTALIZOU-SE 50 ARTIGOS, MAS, APENAS 07 PUDERAM COMPOR A AMOSTRA. IDENTIFICOU-SE QUE DIFERENTES NÍVEIS SOCIOECONÔMICOS E DE ESCOLARIDADE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS COM O NÍVEL BAIXO DE LETRAMENTO EM SAÚDE ACERCA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO UTERINO. OBSERVOU-SE TAMBÉM QUE ESSE NÍVEL VARIOU DE ACORDO COM AS FAIXAS ETÁRIAS DAS POPULAÇÕES EM SITUAÇÕES E PAÍSES DIFERENTES. O LETRAMENTO DAS MULHERES ACERCA DO ASSUNTO FOI, EM GERAL, INSUFICIENTE. PORTANTO, AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE CARECEM DE UM REFORÇO, ADAPTANDO-AS AS DIFERENTES REALIDADES, VISTO QUE A COMPREENSÃO É RELATIVA A SITUAÇÃO SOCIOECONÔMICA, ESCOLAR, ETÁRIA, DENTRE OUTROS ASPECTOS INDIVIDUAIS DE CADA PÚBLICO. HÁ NECESSIDADE DE MAIS PESQUISAS SOBRE O ASSUNTO, VISTA ESCASSEZ DAS MESMAS, ESSENCIALMENTE NO BRASIL.