Artigo Anais X CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

O GÊNERO NO DISCURSO DA MÍDIA ESPORTIVA

Palavra-chaves: GÊNERO, IMPRENSA, DISCURSOS Comunicação Oral (CO) Mídias, discursos e questões de gênero
"2014-06-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 5762
    "edicao_id" => 18
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 159
    "titulo" => "O GÊNERO NO DISCURSO DA MÍDIA ESPORTIVA"
    "resumo" => "As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, objetivamos identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e analisar sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas. Participaram oito fotógrafos esportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e, como técnica, utilizamos a análise de discurso. Dividimos nossos resultados nas seguintes unidades: 1-Uma questão de lucro e; 2- Preferência, sexismo e preconceito. A primeira versa sobre quais representações do masculino e do feminino representam retorno financeiro à mídia e, na segunda, discutimos os diferentes critérios adotados pelos fotógrafos para o registro de homens e mulheres no esporte, à luz da hierarquia de gêneros. Efetuada a análise, descortinam-se discursos contraditórios quanto aos modos de efetuar o registro de corpos femininos, os quais reforçam sua estética. Concluímos que a mídia ainda expõe a mulher como um objeto de apelo sexual, vendendo o erotismo e o fetiche a um público majoritariamente masculino, enquanto os homens são vistos como os verdadeiros protagonistas do espetáculo esportivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mídias, discursos e questões de gênero"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, IMPRENSA, DISCURSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_05_2014_13_46_52_idinscrito_159_30bdd86f5196807714ab4c41070490d7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SILVA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA PONTES"
    "autor_email" => "vanessaflu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-conages"
    "edicao_nome" => "Anais X CONAGES"
    "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png"
    "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 5762
    "edicao_id" => 18
    "trabalho_id" => 7
    "inscrito_id" => 159
    "titulo" => "O GÊNERO NO DISCURSO DA MÍDIA ESPORTIVA"
    "resumo" => "As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, objetivamos identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e analisar sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas. Participaram oito fotógrafos esportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e, como técnica, utilizamos a análise de discurso. Dividimos nossos resultados nas seguintes unidades: 1-Uma questão de lucro e; 2- Preferência, sexismo e preconceito. A primeira versa sobre quais representações do masculino e do feminino representam retorno financeiro à mídia e, na segunda, discutimos os diferentes critérios adotados pelos fotógrafos para o registro de homens e mulheres no esporte, à luz da hierarquia de gêneros. Efetuada a análise, descortinam-se discursos contraditórios quanto aos modos de efetuar o registro de corpos femininos, os quais reforçam sua estética. Concluímos que a mídia ainda expõe a mulher como um objeto de apelo sexual, vendendo o erotismo e o fetiche a um público majoritariamente masculino, enquanto os homens são vistos como os verdadeiros protagonistas do espetáculo esportivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Mídias, discursos e questões de gênero"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, IMPRENSA, DISCURSOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_05_2014_13_46_52_idinscrito_159_30bdd86f5196807714ab4c41070490d7.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SILVA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA PONTES"
    "autor_email" => "vanessaflu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-conages"
    "edicao_nome" => "Anais X CONAGES"
    "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png"
    "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de junho de 2014

Resumo

As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, objetivamos identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e analisar sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas. Participaram oito fotógrafos esportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e, como técnica, utilizamos a análise de discurso. Dividimos nossos resultados nas seguintes unidades: 1-Uma questão de lucro e; 2- Preferência, sexismo e preconceito. A primeira versa sobre quais representações do masculino e do feminino representam retorno financeiro à mídia e, na segunda, discutimos os diferentes critérios adotados pelos fotógrafos para o registro de homens e mulheres no esporte, à luz da hierarquia de gêneros. Efetuada a análise, descortinam-se discursos contraditórios quanto aos modos de efetuar o registro de corpos femininos, os quais reforçam sua estética. Concluímos que a mídia ainda expõe a mulher como um objeto de apelo sexual, vendendo o erotismo e o fetiche a um público majoritariamente masculino, enquanto os homens são vistos como os verdadeiros protagonistas do espetáculo esportivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.