PONTES, Vanessa Silva. O gênero no discurso da mídia esportiva. Anais X CONAGES... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/5762>. Acesso em: 23/12/2024 21:06
As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, objetivamos identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e analisar sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas. Participaram oito fotógrafos esportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e, como técnica, utilizamos a análise de discurso. Dividimos nossos resultados nas seguintes unidades: 1-Uma questão de lucro e; 2- Preferência, sexismo e preconceito. A primeira versa sobre quais representações do masculino e do feminino representam retorno financeiro à mídia e, na segunda, discutimos os diferentes critérios adotados pelos fotógrafos para o registro de homens e mulheres no esporte, à luz da hierarquia de gêneros. Efetuada a análise, descortinam-se discursos contraditórios quanto aos modos de efetuar o registro de corpos femininos, os quais reforçam sua estética. Concluímos que a mídia ainda expõe a mulher como um objeto de apelo sexual, vendendo o erotismo e o fetiche a um público majoritariamente masculino, enquanto os homens são vistos como os verdadeiros protagonistas do espetáculo esportivo.