A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR AINDA É UM DESAFIO E A REFLEXÃO SOBRE ESTE NÍVEL DE ENSINO TEM MOSTRADO A NECESSIDADE DE ESTABELECER A IDENTIDADE DO PROFESSOR TANTO NO ÂMBITO DO ENSINO, QUANTO DA PESQUISA E DA EXTENSÃO. DISCUTIR A ABRANGÊNCIA E A SIGNIFICÂNCIA DESSE PROFISSIONAL, BEM COMO SEU PROCESSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO SÃO OS OBJETIVOS DESSE TRABALHO. NESSE SENTIDO, ABORDAM-SE QUESTÕES REFERENTES AO TRABALHO DOCENTE, TAIS COMO AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS COMPETÊNCIAS QUE QUEM SE DEDICA À DOCÊNCIA NESSE NÍVEL DE ENSINO DEVE DESENVOLVER PARA CONSTITUIR-SE DOCENTE PROFISSIONAL, UM PROFESSOR QUE, ALÉM DE TER DOMÍNIO DOS CONTEÚDOS DE SEUS COMPONENTES CURRICULARES, EXERCITA EM SUA SALA DE AULA, HABILIDADES E SABERES PEDAGÓGICOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, OBJETIVO CENTRAL DESTA PROFISSÃO.