ESTE ARTIGO É ORIUNDO DO PROCESSO DE DOUTORAMENTO QUE DISCUTIU AS RELAÇÕES ENTRE OS CONTEXTOS FORMATIVOS EM VALORES HUMANOS E AS PRÁTICAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING. TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS CONTEXTOS DE VALORES HUMANOS DE TEOR TECNICISTA, RELACIONANDO COM AS PRÁTICAS PUNITIVAS OU REPRESSIVAS. O ESTUDO É ORIENTADO PELO MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO POR CONSIDERARMOS QUE O HOMEM AFETA E AFETADO PELAS RELAÇÕES SOCIAIS, ASSIM, SE DESENVOLVE MEDIANTE AS CONDIÇÕES OBJETIVAS E SUBJETIVAS PRODUZIDAS SÓCIO-HISTORICAMENTE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O MOVIMENTO, DESENVOLVIMENTO E RENOVAÇÃO. ESCOLHEMOS A PESQUISA-AÇÃO, POIS PRIVILEGIA A AÇÃO E PESQUISA. A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS FORAM SUBSIDIADAS PELA ANÁLISE CRÍTICO DO DISCURSO (ADC). DESSE MODO, OS PARTICIPANTES FORAM INSTIGADOS A REFLETIR CRITICAMENTE OS CONTEXTOS FORMATIVOS, BEM COMO EFETIVAR PRÁTICAS INOVADORAS DE ENFRENTAMENTO AO BULLYING, REVELANDO QUE A INTERVENÇÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE PESQUISA. TRATAMOS, ESPECIFICAMENTE, DOS CONTEXTOS FORMATIVOS ORIENTADOS POR VALORES HUMANOS COM VIÉS TECNICISTAS, NOS QUAIS O PROFESSOR É UM INSTRUMENTALIZADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E UTILIZA AS PRÁTICAS PUNITIVAS EM VIRTUDE DO EFEITO RÁPIDO E/OU IMEDIATO, PROVOCANDO UMA SENSAÇÃO ARTIFICIAL DE CONTROLE.