É INDISCUTÍVEL QUE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS CIRCUNDAM O SER HUMANO. DESDE O NASCIMENTO, A CRIANÇA NECESSITA DO OUTRO, POR ISSO É CONSTITUÍDA DE RELAÇÕES INICIALMENTE POR SEU GRUPO FAMILIAR ESTENDENDO-SE A OUTROS GRUPOS SOCIAIS, A EXEMPLO DA CRECHE E PRÉ-ESCOLA. OBJETIVOU-SE COM O PRESENTE ESTUDO DISCUTIR ACERCA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA INFÂNCIA COMPREENDENDO COMO UM PROCESSO IMPRESCINDÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO CONSTRUÍDO SOCIALMENTE. ANALISOU-SE TAMBÉM AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA LITERATURA INFANTIL INTITULADA “O REFLEXO” DE STEPHANE LAY. PARA A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO UTILIZOU-SE COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COMO REFERENCIAL TEÓRICO RECORREU-SE A COMPREENSÃO DE AUTORES COMO: SOARES, GOMES, TAVARES, (2019); RODRIGUES (2015); ALMEIDA (2014); LEITE (2010); FREIRE (2005); GUARESCHI (1998). CONCLUI-SE QUE NA INFÂNCIA O RECONHECIMENTO DE SI E DO OUTRO É INDISPENSÁVEL PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO SOCIAL, TAL COMO EXEMPLIFICADA NA LITERATURA INFANTIL, NA QUAL OBSERVOU QUE EMBORA HUGO, O PERSONAGEM DA HISTÓRICA FOSSE SOLITÁRIO, ELE ASPIROU UMA PESSOA PARA SER SEU AMIGO E LHE FAZER COMPANHIA, INDEPENDENTE DAS SUAS CARACTERÍSTICAS EGOÍSTAS, EVIDENCIA A NECESSIDADE ESSENCIAL DOS SERES HUMANOS SEREM SUJEITOS SOCIAIS.