AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SÃO MEIOS DISPONÍVEIS PARA A UTILIZAÇÃO DOS EDUCADORES EM SALA DE AULA. A VARIABILIDADE DE OPÇÕES CONVIDA OS PROFISSIONAIS A UMA CONSTANTE REINVENÇÃO DAS SUAS METODOLOGIAS, VISANDO O MAIOR ÊXITO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O PRESENTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA CIDADE DE FLORÂNIA-RN. OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES RELACIONADAS AOS PROBLEMAS ENFRENTADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, AS METODOLOGIAS USADAS EM SALA DE AULA E AOS INCENTIVOS DA ESCOLA NAS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS. COM BASE NOS RESULTADOS É POSSÍVEL AFIRMAR QUE OS PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS BUSCAM UMA REINVENÇÃO EM SUAS METODOLOGIAS COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS BEM COMO AULAS PRÁTICAS E OUTRAS METODOLOGIAS QUE COLOCAM O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NA SUA APRENDIZAGEM, MAS A FALTA DE INTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS E A ESCASSEZ DE UMA INFRAESTRUTURA COM RECURSOS QUE AUXILIEM O PROFESSOR RETARDAM OU INIBEM ESSE PROCESSO. PODEMOS CONCLUIR, AINDA, QUE O PRESENTE ESTUDO CONTRIBUIU COMO UMA FORMA DE IMPULSIONAR A AUTOAVALIAÇÃO DOS PROFESSORES.