O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DEVE PRESSUPOR UMA POSTURA MEDIADORA DO PROFESSOR, SENDO NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA ORIENTAÇÃO DE SEU TRABALHO PEDAGÓGICO. ATRAVÉS DESSA POSTURA MEDIADORA A APRENDIZAGEM É FACILITADA. PORÉM, NO ENSINO SUPERIOR NEM SEMPRE É POSSÍVEL REALIZAR UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DEVIDO À GRANDE QUANTIDADE DE DISCENTES ENTRE OUTROS FATORES. O PROJETO DE ENSINO INTITULADO “IMPACTO DA MONITORIA EM COMPONENTES CURRICULARES DO DQF E DFCA/CCA” ENVOLVE DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS COM EMENTAS DE ÁREAS CORRELATAS À QUÍMICA E FÍSICA E TEM COMO OBJETIVO PROMOVER UMA MELHORIA NO ENSINO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES RELACIONADAS À PRÁTICA DOCENTE. COMO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DIZ RESPEITO AO EDUCADOR E EDUCANDO, E O ALUNO MONITOR PARTICIPA COMO SUJEITO FACILITADOR DESSE PROCESSO, FAZ-SE NECESSÁRIA UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PORTANTO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVA ACERCA DOS RESULTADOS OBTIDOS DOS SEMESTRES ANTERIORES, BEM COMO ANÁLISE QUANTITATIVA DAS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DISCENTE. APÓS AS APLICAÇÕES DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO FOI POSSÍVEL OBSERVAR O RENDIMENTO DOS DISCENTES QUE RESPONDERAM INICIALMENTE AO PRIMEIRO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS E INDICAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO, PROMOVENDO MELHORIA NO ENSINO DE QUÍMICA.