NESSE ARTIGO APRESENTAMOS OS RESULTADOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REALIZADO A PARTIR DO ESTUDO E ANÁLISE DE UM MINICURSO COM PROFESSORES DURANTE O EVENTO CIENTÍFICO II CONAPESC, E COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CIDADÃO INTEGRAL MONTE CARMELO, CIDADE DE CAMPINA GRANDE, ESTADO DA PARAÍBA. O OBJETIVO DE NOSSO MINICURSO FOI O DE INVESTIGAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS DO USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DIGITAIS, NOMEADAS HQDS, NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, COMO UM DOS FRUTOS DE DOIS ANOS DE PROJETO PIBIC/CNPQ/UEPB, EM QUE FORAM REALIZADOS LEITURAS E ESTUDOS SOBRE A HISTÓRIA DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS E A TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA, E O ESTUDO/MANUSEIO DOS APLICATIVOS COMIC LIFE 3 E PIXTON. COM RELAÇÃO AOS MINICURSOS QUE MINISTRAMOS, ANALISAMOS OS ROTEIROS, RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS E AS PRODUÇÕES DAS HQDS DOS PROFESSORES E DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE HOUVE UM DESPERTAR DE INTERESSE PARA UMA NOVA METODOLOGIA COM O USO DE HQDS E UM REFORÇO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE TER METODOLOGIAS INTERESSANTES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA QUE HAJA MELHOR APRENDIZADO E ENTENDIMENTO.