Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS.

Palavra-chaves: OBJETOS DE APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, ENSINO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57061
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 478
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS."
    "resumo" => "O TRABALHO REALIZADO PRETENDE MELHORAR E MODERNIZAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO COM O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.  ESTE ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE PATOS, NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NUMA TURMA DE 8ª ANO. COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA MELHORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, INVESTIGAR A EFICÁCIA E A MOTIVAÇÃO DOS EDUCANDOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, “FRAÇÕES DO PROFESSOR SAGAZ, SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES, MULTIPLICANDO COM O TREVO DE 4 FOLHAS E DIVIDINDO FRAÇÕES COM DINHEIRO”, VISTO QUE OS ALUNOS DESTA ESCOLA APRESENTAM BAIXO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO, E PRECISA DE REFORÇO NAS HABILIDADES E DESCRITORES QUE APONTAM PARA AS OPERAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS. O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS POSSIBILITA QUE OS EDUCANDOS ADQUIRAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DESENVOLVIDOS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS DE TOTAL DESCONTRAÇÃO E DANDO A OPORTUNIDADE DO PRÓPRIO ALUNO SER O AGENTE CONSTRUTOR DO SEU CONHECIMENTO POR MEIO DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO, POIS OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM SÃO MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O ATO DE APRENDER. O REFERENCIAL TEÓRICO É BASEADO EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO. DANDO ÊNFASE EM TEXTOS E AUTORES QUE DEFENDEM UM ENSINO CADA VEZ MAIS LÚDICO ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. UTILIZOU UMA METODOLOGIA PARA A PESQUISA QUE TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA UTILIZANDO O MÉTODO EXPERIMENTAL DE CONTROLE, SENDO REALIZADA COM UM GRUPO DE ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. ENTÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PARTINDO DO PRÉ-TESTE AO PÓS-TESTE, COM PESQUISAS, ANÁLISES E ESCOLHA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSTATAMOS UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, ENSINO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID695_01072019183952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE  MORIAS DE LUCENA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "KALIANE  MORAIS "
    "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN PAU DOS FERROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57061
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 478
    "inscrito_id" => 695
    "titulo" => "O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS."
    "resumo" => "O TRABALHO REALIZADO PRETENDE MELHORAR E MODERNIZAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO COM O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.  ESTE ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE PATOS, NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NUMA TURMA DE 8ª ANO. COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA MELHORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, INVESTIGAR A EFICÁCIA E A MOTIVAÇÃO DOS EDUCANDOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, “FRAÇÕES DO PROFESSOR SAGAZ, SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES, MULTIPLICANDO COM O TREVO DE 4 FOLHAS E DIVIDINDO FRAÇÕES COM DINHEIRO”, VISTO QUE OS ALUNOS DESTA ESCOLA APRESENTAM BAIXO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO, E PRECISA DE REFORÇO NAS HABILIDADES E DESCRITORES QUE APONTAM PARA AS OPERAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS. O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS POSSIBILITA QUE OS EDUCANDOS ADQUIRAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DESENVOLVIDOS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS DE TOTAL DESCONTRAÇÃO E DANDO A OPORTUNIDADE DO PRÓPRIO ALUNO SER O AGENTE CONSTRUTOR DO SEU CONHECIMENTO POR MEIO DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO, POIS OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM SÃO MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O ATO DE APRENDER. O REFERENCIAL TEÓRICO É BASEADO EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO. DANDO ÊNFASE EM TEXTOS E AUTORES QUE DEFENDEM UM ENSINO CADA VEZ MAIS LÚDICO ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. UTILIZOU UMA METODOLOGIA PARA A PESQUISA QUE TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA UTILIZANDO O MÉTODO EXPERIMENTAL DE CONTROLE, SENDO REALIZADA COM UM GRUPO DE ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. ENTÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PARTINDO DO PRÉ-TESTE AO PÓS-TESTE, COM PESQUISAS, ANÁLISES E ESCOLHA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSTATAMOS UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, ENSINO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID695_01072019183952.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALIANE  MORIAS DE LUCENA MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "KALIANE  MORAIS "
    "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN PAU DOS FERROS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O TRABALHO REALIZADO PRETENDE MELHORAR E MODERNIZAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO COM O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE PATOS, NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NUMA TURMA DE 8ª ANO. COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA MELHORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, INVESTIGAR A EFICÁCIA E A MOTIVAÇÃO DOS EDUCANDOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, “FRAÇÕES DO PROFESSOR SAGAZ, SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES, MULTIPLICANDO COM O TREVO DE 4 FOLHAS E DIVIDINDO FRAÇÕES COM DINHEIRO”, VISTO QUE OS ALUNOS DESTA ESCOLA APRESENTAM BAIXO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO, E PRECISA DE REFORÇO NAS HABILIDADES E DESCRITORES QUE APONTAM PARA AS OPERAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS. O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS POSSIBILITA QUE OS EDUCANDOS ADQUIRAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DESENVOLVIDOS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS DE TOTAL DESCONTRAÇÃO E DANDO A OPORTUNIDADE DO PRÓPRIO ALUNO SER O AGENTE CONSTRUTOR DO SEU CONHECIMENTO POR MEIO DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO, POIS OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM SÃO MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O ATO DE APRENDER. O REFERENCIAL TEÓRICO É BASEADO EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO. DANDO ÊNFASE EM TEXTOS E AUTORES QUE DEFENDEM UM ENSINO CADA VEZ MAIS LÚDICO ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. UTILIZOU UMA METODOLOGIA PARA A PESQUISA QUE TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA UTILIZANDO O MÉTODO EXPERIMENTAL DE CONTROLE, SENDO REALIZADA COM UM GRUPO DE ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. ENTÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PARTINDO DO PRÉ-TESTE AO PÓS-TESTE, COM PESQUISAS, ANÁLISES E ESCOLHA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSTATAMOS UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.