O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS.
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57061 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 478 "inscrito_id" => 695 "titulo" => "O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS." "resumo" => "O TRABALHO REALIZADO PRETENDE MELHORAR E MODERNIZAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO COM O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE PATOS, NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NUMA TURMA DE 8ª ANO. COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA MELHORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, INVESTIGAR A EFICÁCIA E A MOTIVAÇÃO DOS EDUCANDOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, “FRAÇÕES DO PROFESSOR SAGAZ, SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES, MULTIPLICANDO COM O TREVO DE 4 FOLHAS E DIVIDINDO FRAÇÕES COM DINHEIRO”, VISTO QUE OS ALUNOS DESTA ESCOLA APRESENTAM BAIXO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO, E PRECISA DE REFORÇO NAS HABILIDADES E DESCRITORES QUE APONTAM PARA AS OPERAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS. O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS POSSIBILITA QUE OS EDUCANDOS ADQUIRAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DESENVOLVIDOS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS DE TOTAL DESCONTRAÇÃO E DANDO A OPORTUNIDADE DO PRÓPRIO ALUNO SER O AGENTE CONSTRUTOR DO SEU CONHECIMENTO POR MEIO DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO, POIS OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM SÃO MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O ATO DE APRENDER. O REFERENCIAL TEÓRICO É BASEADO EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO. DANDO ÊNFASE EM TEXTOS E AUTORES QUE DEFENDEM UM ENSINO CADA VEZ MAIS LÚDICO ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. UTILIZOU UMA METODOLOGIA PARA A PESQUISA QUE TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA UTILIZANDO O MÉTODO EXPERIMENTAL DE CONTROLE, SENDO REALIZADA COM UM GRUPO DE ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. ENTÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PARTINDO DO PRÉ-TESTE AO PÓS-TESTE, COM PESQUISAS, ANÁLISES E ESCOLHA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSTATAMOS UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, ENSINO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID695_01072019183952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIANE MORIAS DE LUCENA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KALIANE MORAIS " "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN PAU DOS FERROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57061 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 478 "inscrito_id" => 695 "titulo" => "O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS." "resumo" => "O TRABALHO REALIZADO PRETENDE MELHORAR E MODERNIZAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO COM O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE PATOS, NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NUMA TURMA DE 8ª ANO. COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA MELHORIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, INVESTIGAR A EFICÁCIA E A MOTIVAÇÃO DOS EDUCANDOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, “FRAÇÕES DO PROFESSOR SAGAZ, SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES, MULTIPLICANDO COM O TREVO DE 4 FOLHAS E DIVIDINDO FRAÇÕES COM DINHEIRO”, VISTO QUE OS ALUNOS DESTA ESCOLA APRESENTAM BAIXO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO, E PRECISA DE REFORÇO NAS HABILIDADES E DESCRITORES QUE APONTAM PARA AS OPERAÇÕES DE NÚMEROS RACIONAIS. O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS POSSIBILITA QUE OS EDUCANDOS ADQUIRAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DESENVOLVIDOS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS DE TOTAL DESCONTRAÇÃO E DANDO A OPORTUNIDADE DO PRÓPRIO ALUNO SER O AGENTE CONSTRUTOR DO SEU CONHECIMENTO POR MEIO DE UM RACIOCÍNIO LÓGICO-DEDUTIVO, POIS OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM SÃO MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS COMO SUPORTE TECNOLÓGICO PARA O ATO DE APRENDER. O REFERENCIAL TEÓRICO É BASEADO EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO. DANDO ÊNFASE EM TEXTOS E AUTORES QUE DEFENDEM UM ENSINO CADA VEZ MAIS LÚDICO ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. UTILIZOU UMA METODOLOGIA PARA A PESQUISA QUE TEM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA UTILIZANDO O MÉTODO EXPERIMENTAL DE CONTROLE, SENDO REALIZADA COM UM GRUPO DE ALUNOS DA REFERIDA ESCOLA. ENTÃO POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA PARTINDO DO PRÉ-TESTE AO PÓS-TESTE, COM PESQUISAS, ANÁLISES E ESCOLHA DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM CONSTATAMOS UMA MAIOR MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E UM CRESCIMENTO CONSIDERÁVEL NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS E SUAS OPERAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática" "palavra_chave" => "OBJETOS DE APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, ENSINO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID695_01072019183952.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALIANE MORIAS DE LUCENA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KALIANE MORAIS " "autor_email" => "k-kaliane@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN PAU DOS FERROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }