RECENTEMENTE A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS DECLAROU 2019 COMO SENDO O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS. A TABELA PERIÓDICA É UMA FERRAMENTA MUITO VALIOSA PARA A QUÍMICA E SEU ENTENDIMENTO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA DESENVOLVER O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. AO ANALISAR ALGUNS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O CONTEÚDO DA TABELA PERIÓDICA, NOTA-SE QUE ESSE ASSUNTO É ABORDADO DE FORMA SUPERFICIAL E NÃO DIDÁTICA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO SEU CONTEXTO HISTÓRICO. COM ISSO, O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO CONSTRUIR UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA E DE BAIXO CUSTO COM ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO E ATRELADO A ISSO, RESSALTAR E HOMENAGEAR OS 150 ANOS DE CRIAÇÃO DA MESMA. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, VIVENCIADO E DIRIGIDO POR ALUNOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. A CONSTRUÇÃO DA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA MOSTROU-SE SER UMA FERRAMENTA DIDÁTICA EFICIENTE PARA AUXILIAR E ESTIMULAR O ESTUDO DA MESMA, NO QUAL SERÁ CONSULTADO POSTERIORMENTE POR TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA TRABALHADA.