A RELEVÂNCIA DA MATÉRIA DE QUÍMICA ESTÁ DESCRITA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO, E, PORTANTO, TORNA-SE UMA DISCIPLINA IMPRESCINDÍVEL NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS. DESSE MODO É DEVER DA ESCOLA PROPORCIONAR UM ENSINO DA QUÍMICA DE QUALIDADE IGUALITÁRIA, DANDO AOS SEUS ALUNOS AS MESMAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO, TENDO EM VISTA SUAS DIFICULDADES, ENTRETANTO, POUCAS PARCELAS ATENDEM A ESSA DEMANDA. QUANDO FOCAMOS NO DEBATE DO APRENDIZADO DAS PESSOAS DEFICIENTES, NOTA-SE UMA ESCASSEZ DE ASSISTÊNCIA DIDÁTICA PEDAGÓGICA, POIS O QUE OCORRE NA MAIORIA DAS VEZES É APENAS A INSERÇÃO DO ALUNO NA SALA DE AULA, HAVENDO O ESQUECIMENTO DA ACESSIBILIDADE, O QUE ACABA DIFICULTANDO A APRENDIZAGEM DO ALUNO E FACILITANDO SUA EXCLUSÃO SOCIAL. DE ACORDO COM ESSA PROBLEMÁTICA, E A IMPORTÂNCIA DE UMA SALA DE AULA INCLUSIVA, UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO TÉCNICO, NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA BUSCOU APLICAR METODOLOGIAS INCLUSIVAS E ACESSÍVEIS NO ASSUNTO DE QUÍMICA SOBRE TABELA PERIÓDICA PARA UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN. O PRESENTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI REALIZADO COM UMA ALUNA COM SÍNDROME DE DOWN (SD) DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE SITUADA NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PARAÍBA. NESTE TRABALHO FOI ABORDADO DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA EM SALA DE AULA O ASSUNTO DE TABELA PERIÓDICA. O PROCESSO PEDAGÓGICO NOS MOSTROU QUE HOUVE UM BOM ENTROSAMENTO SOCIAL COM A ALUNA, E OS DADOS OBTIDOS MOSTRAM QUE A DISCENTE PARTICIPA MELHOR DA AULA QUANDO HÁ O ACOMPANHAMENTO DO MATERIAL ASSISTIVO.