Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DISCUSSÕES FILOSÓFICAS NO ENSINO DA FÍSICA QUÂNTICA: AVERIGUAÇÃO DE SUA PRESENÇA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MODERNA 1 EM UM CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA

Palavra-chaves: FÍSICA QUÂNTICA, FILOSOFIA DA FÍSICA QUÂNTICA, ENSINO DE FÍSICA QUÂNTICA Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56749
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 391
    "inscrito_id" => 1930
    "titulo" => "DISCUSSÕES FILOSÓFICAS NO ENSINO DA FÍSICA QUÂNTICA: AVERIGUAÇÃO DE SUA PRESENÇA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MODERNA 1 EM UM CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA"
    "resumo" => """
      A QUÂNTICA É UMA ÁREA DA FÍSICA MARCADA POR DIVERSAS QUEBRAS DE PARADIGMAS E QUE REVOLUCIONOU A FORMA DE FAZER CIÊNCIA E ENXERGAR O QUE É A NATUREZA E A REALIDADE. SEUS CONHECIMENTOS SÃO, MUITAS VEZES, DIFÍCEIS DE SEREM COMPREENDIDOS, QUER A NÍVEL CONCEITUAL, POIS TRATA DE CONCEITOS QUE SÃO EM SUA GRANDE MAIORIA CONTRA INTUITIVOS, QUER PELA FORMULAÇÃO MATEMÁTICA AVANÇADA. VÁRIAS INTERPRETAÇÕES BUSCAM EXPLICAR OS FENÔMENOS ESTUDADOS NA QUÂNTICA, ALÉM DE SER UMA ÁREA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA TECNOLOGIA DE PONTA. DIANTE DISTO, É NECESSÁRIO QUE O SEU ENSINO NÃO SE REDUZA A UMA SIMPLES COMPREENSÃO MATEMÁTICA, POIS OS FATORES FILOSÓFICOS E CONCEITUAIS ENVOLVIDOS\r\n
      SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA UM ENTENDIMENTO ADEQUADO DA QUÂNTICA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVERIGUAR A PRESENÇA DE DISCUSSÕES FILOSÓFICAS ADVINDAS DA FÍSICA QUÂNTICA AO LONGO DO PERÍODO 2018.2 DA DISCIPLINA FÍSICA MODERNA 1 DO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE. PARA ISTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, PERGUNTANDO SE DURANTE O CURSO OCORRERAM ESTAS DISCUSSÕES FILOSÓFICAS E, SE SIM, COMO ACONTECERAM. O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO NA ÚLTIMA AULA DO SEMESTRE, PARA QUE OS CONTEÚDOS DE QUÂNTICA JÁ TIVESSEM SIDO MINISTRADOS. FOI VERIFICADO QUE, AO LONGO DO PERÍODO INVESTIGADO, NÃO HOUVE\r\n
      DISCUSSÕES FILOSÓFICAS, TORNANDO ESTE TRABALHO COMO UM INCENTIVO PARA MUDANÇAS, INCLUSIVE, NA EMENTA DA PRÓPRIA DISCIPLINA, MAS TAMBÉM UM ESTÍMULO PARA OS DEMAIS CURSOS DE FÍSICA AO LONGO DAS UNIVERSIDADES QUE AINDA NÃO ADOTAM ESTA ABORDAGEM NO ENSINO DA FÍSICA QUÂNTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "FÍSICA QUÂNTICA, FILOSOFIA DA FÍSICA QUÂNTICA, ENSINO DE FÍSICA QUÂNTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1930_01072019130308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO LOPES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO LOPES BEZERRA"
    "autor_email" => "di18ego_lopes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56749
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 391
    "inscrito_id" => 1930
    "titulo" => "DISCUSSÕES FILOSÓFICAS NO ENSINO DA FÍSICA QUÂNTICA: AVERIGUAÇÃO DE SUA PRESENÇA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MODERNA 1 EM UM CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA"
    "resumo" => """
      A QUÂNTICA É UMA ÁREA DA FÍSICA MARCADA POR DIVERSAS QUEBRAS DE PARADIGMAS E QUE REVOLUCIONOU A FORMA DE FAZER CIÊNCIA E ENXERGAR O QUE É A NATUREZA E A REALIDADE. SEUS CONHECIMENTOS SÃO, MUITAS VEZES, DIFÍCEIS DE SEREM COMPREENDIDOS, QUER A NÍVEL CONCEITUAL, POIS TRATA DE CONCEITOS QUE SÃO EM SUA GRANDE MAIORIA CONTRA INTUITIVOS, QUER PELA FORMULAÇÃO MATEMÁTICA AVANÇADA. VÁRIAS INTERPRETAÇÕES BUSCAM EXPLICAR OS FENÔMENOS ESTUDADOS NA QUÂNTICA, ALÉM DE SER UMA ÁREA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA TECNOLOGIA DE PONTA. DIANTE DISTO, É NECESSÁRIO QUE O SEU ENSINO NÃO SE REDUZA A UMA SIMPLES COMPREENSÃO MATEMÁTICA, POIS OS FATORES FILOSÓFICOS E CONCEITUAIS ENVOLVIDOS\r\n
      SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA UM ENTENDIMENTO ADEQUADO DA QUÂNTICA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVERIGUAR A PRESENÇA DE DISCUSSÕES FILOSÓFICAS ADVINDAS DA FÍSICA QUÂNTICA AO LONGO DO PERÍODO 2018.2 DA DISCIPLINA FÍSICA MODERNA 1 DO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE. PARA ISTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, PERGUNTANDO SE DURANTE O CURSO OCORRERAM ESTAS DISCUSSÕES FILOSÓFICAS E, SE SIM, COMO ACONTECERAM. O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO NA ÚLTIMA AULA DO SEMESTRE, PARA QUE OS CONTEÚDOS DE QUÂNTICA JÁ TIVESSEM SIDO MINISTRADOS. FOI VERIFICADO QUE, AO LONGO DO PERÍODO INVESTIGADO, NÃO HOUVE\r\n
      DISCUSSÕES FILOSÓFICAS, TORNANDO ESTE TRABALHO COMO UM INCENTIVO PARA MUDANÇAS, INCLUSIVE, NA EMENTA DA PRÓPRIA DISCIPLINA, MAS TAMBÉM UM ESTÍMULO PARA OS DEMAIS CURSOS DE FÍSICA AO LONGO DAS UNIVERSIDADES QUE AINDA NÃO ADOTAM ESTA ABORDAGEM NO ENSINO DA FÍSICA QUÂNTICA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias"
    "palavra_chave" => "FÍSICA QUÂNTICA, FILOSOFIA DA FÍSICA QUÂNTICA, ENSINO DE FÍSICA QUÂNTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA15_ID1930_01072019130308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO LOPES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO LOPES BEZERRA"
    "autor_email" => "di18ego_lopes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A QUÂNTICA É UMA ÁREA DA FÍSICA MARCADA POR DIVERSAS QUEBRAS DE PARADIGMAS E QUE REVOLUCIONOU A FORMA DE FAZER CIÊNCIA E ENXERGAR O QUE É A NATUREZA E A REALIDADE. SEUS CONHECIMENTOS SÃO, MUITAS VEZES, DIFÍCEIS DE SEREM COMPREENDIDOS, QUER A NÍVEL CONCEITUAL, POIS TRATA DE CONCEITOS QUE SÃO EM SUA GRANDE MAIORIA CONTRA INTUITIVOS, QUER PELA FORMULAÇÃO MATEMÁTICA AVANÇADA. VÁRIAS INTERPRETAÇÕES BUSCAM EXPLICAR OS FENÔMENOS ESTUDADOS NA QUÂNTICA, ALÉM DE SER UMA ÁREA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA TECNOLOGIA DE PONTA. DIANTE DISTO, É NECESSÁRIO QUE O SEU ENSINO NÃO SE REDUZA A UMA SIMPLES COMPREENSÃO MATEMÁTICA, POIS OS FATORES FILOSÓFICOS E CONCEITUAIS ENVOLVIDOS SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA UM ENTENDIMENTO ADEQUADO DA QUÂNTICA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVERIGUAR A PRESENÇA DE DISCUSSÕES FILOSÓFICAS ADVINDAS DA FÍSICA QUÂNTICA AO LONGO DO PERÍODO 2018.2 DA DISCIPLINA FÍSICA MODERNA 1 DO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE. PARA ISTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, PERGUNTANDO SE DURANTE O CURSO OCORRERAM ESTAS DISCUSSÕES FILOSÓFICAS E, SE SIM, COMO ACONTECERAM. O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO NA ÚLTIMA AULA DO SEMESTRE, PARA QUE OS CONTEÚDOS DE QUÂNTICA JÁ TIVESSEM SIDO MINISTRADOS. FOI VERIFICADO QUE, AO LONGO DO PERÍODO INVESTIGADO, NÃO HOUVE DISCUSSÕES FILOSÓFICAS, TORNANDO ESTE TRABALHO COMO UM INCENTIVO PARA MUDANÇAS, INCLUSIVE, NA EMENTA DA PRÓPRIA DISCIPLINA, MAS TAMBÉM UM ESTÍMULO PARA OS DEMAIS CURSOS DE FÍSICA AO LONGO DAS UNIVERSIDADES QUE AINDA NÃO ADOTAM ESTA ABORDAGEM NO ENSINO DA FÍSICA QUÂNTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.