A QUÂNTICA É UMA ÁREA DA FÍSICA MARCADA POR DIVERSAS QUEBRAS DE PARADIGMAS E QUE REVOLUCIONOU A FORMA DE FAZER CIÊNCIA E ENXERGAR O QUE É A NATUREZA E A REALIDADE. SEUS CONHECIMENTOS SÃO, MUITAS VEZES, DIFÍCEIS DE SEREM COMPREENDIDOS, QUER A NÍVEL CONCEITUAL, POIS TRATA DE CONCEITOS QUE SÃO EM SUA GRANDE MAIORIA CONTRA INTUITIVOS, QUER PELA FORMULAÇÃO MATEMÁTICA AVANÇADA. VÁRIAS INTERPRETAÇÕES BUSCAM EXPLICAR OS FENÔMENOS ESTUDADOS NA QUÂNTICA, ALÉM DE SER UMA ÁREA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA TECNOLOGIA DE PONTA. DIANTE DISTO, É NECESSÁRIO QUE O SEU ENSINO NÃO SE REDUZA A UMA SIMPLES COMPREENSÃO MATEMÁTICA, POIS OS FATORES FILOSÓFICOS E CONCEITUAIS ENVOLVIDOS
SÃO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA UM ENTENDIMENTO ADEQUADO DA QUÂNTICA. SENDO ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI AVERIGUAR A PRESENÇA DE DISCUSSÕES FILOSÓFICAS ADVINDAS DA FÍSICA QUÂNTICA AO LONGO DO PERÍODO 2018.2 DA DISCIPLINA FÍSICA MODERNA 1 DO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE. PARA ISTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS, PERGUNTANDO SE DURANTE O CURSO OCORRERAM ESTAS DISCUSSÕES FILOSÓFICAS E, SE SIM, COMO ACONTECERAM. O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO NA ÚLTIMA AULA DO SEMESTRE, PARA QUE OS CONTEÚDOS DE QUÂNTICA JÁ TIVESSEM SIDO MINISTRADOS. FOI VERIFICADO QUE, AO LONGO DO PERÍODO INVESTIGADO, NÃO HOUVE
DISCUSSÕES FILOSÓFICAS, TORNANDO ESTE TRABALHO COMO UM INCENTIVO PARA MUDANÇAS, INCLUSIVE, NA EMENTA DA PRÓPRIA DISCIPLINA, MAS TAMBÉM UM ESTÍMULO PARA OS DEMAIS CURSOS DE FÍSICA AO LONGO DAS UNIVERSIDADES QUE AINDA NÃO ADOTAM ESTA ABORDAGEM NO ENSINO DA FÍSICA QUÂNTICA.