O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E TRAÇAR UM PANORAMA DA TRAJETÓRIA DOS DISCENTES AFRODESCENDENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA NA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS, DIAGNOSTICANDO ASSIM, QUAIS FORAM OS FATORES PROPULSORES E IMPEDITIVOS DURANTE SEU PERCURSO NO CURSO, A FIM DE BUSCAR MEIOS PARA SANAR E APRESENTAR PROPOSTAS QUE FACILITEM NO PROCESSO-ENSINO E APRENDIZAGEM. PARA TANTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA COM TODOS OS ESTUDANTES MATRICULADOS NOS CURSOS DE EXATAS DA UFBA, E ATRAVÉS DO ESTUDO, OBSERVOU-SE QUE 60,8% DESSES DISCENTES, SÃO DO GÊNERO MASCULINO, ESTÃO NA FAIXA ETÁRIA DE 20 AOS 22 ANOS, ENTRARAM POR COTAS E SÃO PROVENIENTES DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO. ADEMAIS, CERCA DE 25% DESSA COMUNIDADE, FOI VÍTIMA DE DISCRIMINAÇÃO POR CONTA DE SUA COR, RAÇA, GÊNERO E CONDIÇÃO SOCIAL. PERCEBEU-SE AINDA, QUE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ELES SÃO: FINANCEIRAS, PSICOLÓGICAS, APRENDIZAGEM E NÃO SE IDENTIFICAM COM O CURSO.