DIANTE DAS MUDANÇAS QUANTO A FORMA DE ABORDAR OS CONTEÚDOS, METODOLOGIAS INOVADORAS, MATERIAIS
DIDÁTICOS CONTEXTUALIZADOS E BEM ELABORADOS, SE CONFIGURA COMO UM DOS DESAFIOS DE ENSINAR NO SÉCULO
XXI. NESSE CONTEXTO, É CONSENSO ENTRE PROFESSORES E PESQUISADORES DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA,
QUE AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEVEM PERMEAR AS RELAÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE
ESTIMULAM O INTERESSE DOS ESTUDANTES EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO CONSISTE
EM REUNIR NOSSAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO COM
VIÉS INVESTIGATIVO SOBRE MACROMOLÉCULAS COMO OS CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS COMO POSSIBILIDADE
ESTRATÉGICA PARA TRABALHAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA SALA DE AULA. O PRESENTE TRABALHO CONSISTE NUM
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM 32 ESTUDANTES QUE ESTÃO
CURSANDO O 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA LOCALIZADA NA REGIÃO ALTA DE
MACEIÓ AL. CONSTATAMOS QUE, APÓS A ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO, OS ESTUDANTES FORMULARAM CONCEITOS
MAIS ABRANGENTES E REORGANIZADOS. ASSIM, A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM VIÉS
INVESTIGATIVO NAS AULAS DE CIÊNCIAS PODE CONTRIBUIR PARA FORTALECER O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM,
APRIMORANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DOS ESTUDANTES, POIS CRIA MAIOR FAMILIARIDADE COM AS
INOVAÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS DA ATUALIDADE, ALÉM DE POSSIBILITAR UMA VISÃO MAIS AMPLA DO
CONTEÚDO ABORDADO COM TEMAS RELACIONADOS À SUA REALIDADE.