A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56419 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 1216 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => """ A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA\r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n ESTE ESTUDO REALIZA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA CIÊNCIAS NAS ETAPAS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO, E É UMA TEMÁTICA QUE VEM CRESCENDO NOS CAMPOS DE PESQUISA. O PEDAGOGO, É AQUELE QUE SE APRESENTA COMO O PROFESSOR PREPARADO PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E REQUER EM SUA FORMAÇÃO OS ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, QUE ESTARÃO PRESENTES NOS CURRÍCULOS DESSES SEGMENTOS.O OBJETIVO DESTA PESQUISA É DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA, QUE TRANSCENDE OS LIMITES FÍSICOS DA SALA DE AULA, SENDO UM RECURSO DIDÁTICO, FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, EXPLORANDO A SENSIBILIDADE DO CONTATO DIRETO DOS ALUNOS AOS ASPECTOS NATURAIS DO NOSSO AMBIENTE.ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA AULA DE CAMPO, REALIZADA NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO ITACOATIARA, NO MUNICÍPIO DE INGÁ-PB. ESTE TRABALHO CARACTERIZOU-SE COMO SENDO UMA PESQUISA, REALIZADA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E DA COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE O MONUMENTO RUPESTRE. PARA A CONSTRUÇÃO DESTE ESTUDO, TEMOS COMO METODOLOGIA UMA PESQUISA COM DIÁRIO DE CAMPO, LEITURAS TEÓRICAS COM AUXILIO NOS ESTUDOS DOS AUTORES COMO: NÓVOA (1995), CHASSOT (2003), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS MOSTRARAM, QUE A AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS É FUNDAMENTAL, POIS PROPORCIONA AO ALUNADO UMA VISÃO DIFERENTE DO ESPAÇO VIVIDO E ESTUDADO.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVES: ENSINO DE CIÊNCIAS. AULA DE CAMPO. PEDAGOGO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS., AULA DE CAMPO., PEDAGOGO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1216_27062019074054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDJANE MORAIS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "EDJANE" "autor_email" => "edjanemorais@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINASSAU - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56419 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 198 "inscrito_id" => 1216 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => """ A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA\r\n \r\n RESUMO\r\n \r\n ESTE ESTUDO REALIZA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA CIÊNCIAS NAS ETAPAS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO, E É UMA TEMÁTICA QUE VEM CRESCENDO NOS CAMPOS DE PESQUISA. O PEDAGOGO, É AQUELE QUE SE APRESENTA COMO O PROFESSOR PREPARADO PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E REQUER EM SUA FORMAÇÃO OS ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, QUE ESTARÃO PRESENTES NOS CURRÍCULOS DESSES SEGMENTOS.O OBJETIVO DESTA PESQUISA É DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA AULA DE CAMPO COMO UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA, QUE TRANSCENDE OS LIMITES FÍSICOS DA SALA DE AULA, SENDO UM RECURSO DIDÁTICO, FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, EXPLORANDO A SENSIBILIDADE DO CONTATO DIRETO DOS ALUNOS AOS ASPECTOS NATURAIS DO NOSSO AMBIENTE.ESTA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UMA AULA DE CAMPO, REALIZADA NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO ITACOATIARA, NO MUNICÍPIO DE INGÁ-PB. ESTE TRABALHO CARACTERIZOU-SE COMO SENDO UMA PESQUISA, REALIZADA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO E DA COLETA DE INFORMAÇÕES SOBRE O MONUMENTO RUPESTRE. PARA A CONSTRUÇÃO DESTE ESTUDO, TEMOS COMO METODOLOGIA UMA PESQUISA COM DIÁRIO DE CAMPO, LEITURAS TEÓRICAS COM AUXILIO NOS ESTUDOS DOS AUTORES COMO: NÓVOA (1995), CHASSOT (2003), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS MOSTRARAM, QUE A AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS É FUNDAMENTAL, POIS PROPORCIONA AO ALUNADO UMA VISÃO DIFERENTE DO ESPAÇO VIVIDO E ESTUDADO.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVES: ENSINO DE CIÊNCIAS. AULA DE CAMPO. PEDAGOGO. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS., AULA DE CAMPO., PEDAGOGO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA7_ID1216_27062019074054.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDJANE MORAIS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "EDJANE" "autor_email" => "edjanemorais@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINASSAU - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINASSAU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }