CORRELAÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA COM O NÍVEL DE ESTRESSE NOS PROFESSORES DO CEMTI - DESEMBARGADOR PEDRO SÁ/OEIRAS-PI
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Uma alternativa para prevenir, reduzir e controlar o estresse é a prática de atividade física, pois são inúmeros os seus benefícios, tanto para saúde física como mental, melhorando o humor, promovendo o relaxamento, auxiliando na perca de peso e melhorando a circulação sanguínea. Objetivo: Investigar a correlação da prática de atividade física com o nível de estresse nos professores do CEMTI - Desembargador Pedro Sá/Oeiras-PI. Metodologia: Participaram do estudo 18 dos 24 professores do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral – CEMTI: Desembargador Pedro Sá, no ano letivo de 2013 na cidade de Oeiras-PI, totalizando 75% da amostra. Os instrumentos utilizados foram: Questionário Internacional de Atividade Física versão curta (IPAQ), que classifica o indivíduo em muito ativo, ativo, irregularmente ativo A e irregularmente ativo B; e para verificar o nível de estresse foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stresse para Adultos de Lipp (ISSL), que enquadra os indivíduos, quanto a fase de estresse apresentado em três fases sendo elas fase de alerta, resistência e exaustão. Resultados: Os resultados do questionário IPAQ revelaram que 6% dos indivíduos eram muito ativos, 72% ativos e 22% sedentários, já o questionário ISSL identificou que 50% encontravam-se sem estresse, 6% na fase de alerta, 33% na fase de resistência e 11% na fase de exaustão. 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