A ETAPA DA VIDA CARACTERIZADA COMO VELHICE, COM SUAS PECULIARIDADES, SÓ PODE SER COMPREENDIDA A PARTIR DA RELAÇÃO QUE SE ESTABELECE ENTRE OS DIFERENTES ASPECTOS CRONOLÓGICOS, BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS. PROMOVER SAÚDE NA VELHICE ENVOLVE ALGUNS PROGRAMAS IMPORTANTES, AOS QUAL O AUTOCUIDADO É FUNDAMENTAL. EXISTE EM SUA MAIORIA A FALTA DE PREPARO E CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA, E COM ISSO A PROCURA POR NÍVEIS MAIS AVANÇADOS SÃO A PRIMEIRA ESCOLHA PARA O IDOSO E SUA FAMÍLIA, AUMENTANDO ASSIM OS CUSTOS E DIMINUINDO AS CHANCES DE UM PROGNÓSTICO FAVORÁVEL.
TEMOS COMO OBJETIVOS REALIZAR UMA REVISÃO DE LITERATURA NACIONAL SOBRE A SAÚDE DO IDOSO E ELABORAR UMA PROPOSTA DE PROTOCOLO ASSISTENCIAL PARA ORGANIZAR E SISTEMATIZAR O ATENDIMENTO AO IDOSO MORADOR DA COMUNIDADE DE SERRA DE CAPOEIRA, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE OROBÓ- PERNAMBUCO, ATENDIDOS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE SERRA DE CAPOEIRA, OROBÓ – PERNAMBUCO, BRASIL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO DE LITERATURA QUE PODEMOS COM ELA TER A POSSIBILIDADE DE CONHECER OS ESTUDOS E AS EVIDÊNCIAS EXISTENTES SOBRE O TEMA, FACILITANDO NA APLICABILIDADE NA PRÁTICA ASSISTENCIAL PROPOSTA. NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE, UM DOS PROGRAMAS SE REFERE À PROMOÇÃO DE SAÚDE, QUE SERIA PROMOVER SEMPRE AÇÕES QUE BUSCAM MELHORIAS NA QUALIDADE DE VIDA.
É NECESSÁRIO QUE A EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DE SERRA DE CAPOEIRA TRABALHE EM CIMA DA PROMOÇÃO A SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE, PARA INCENTIVAR OS IDOSOS DE NOSSA COMUNIDADE A TEREM COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS, CONTROLANDO E MELHORANDO A SUA SAÚDE.
O PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO DO PSF SERRA DE CAPOEIRA, OROBÓ-PERNAMBUCO, BRASIL, É FUNDAMENTAL PARA O APRIMORAMENTO E QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO DISPENSADA AO IDOSO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. PADRONIZA AÇÕES E FLUXOS E SUBSIDIA A AÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DESTA UNIDADE. O CUIDADO À PESSOA IDOSA DEVE SER UM TRABALHO CONJUNTO ENTRE EQUIPE DE SAÚDE, IDOSO E FAMÍLIA, POIS A ATENÇÃO BÁSICA É O CONTATO PREFERENCIAL DOS USUÁRIOS COM OS SISTEMAS DE SAÚDE. EVIDENCIAS REVELAM QUE O ATENDIMENTO AO IDOSO, NA ATENÇÃO BÁSICA, TEM FALHAS, DEVIDO A FALTA DE SISTEMATIZAÇÃO NO SERVIÇO DE SAÚDE QUE É VOLTADO PARA ELES. CONCLUI-SE QUE O USO DO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO AO IDOSO PRODUZ MELHORES RESULTADOS E QUALIFICA A ASSISTÊNCIA, RESULTANDO POSTERIORMENTE NUMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.