AS CAPACIDADES DE ASSOCIAR E ADQUIRIR CONHECIMENTOS POR MEIO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS: MEMÓRIA, LINGUAGEM, COGNIÇÃO SOCIOEMOCIONAL, PODEM SER POTENCIALIZADAS A PARTIR DO CONHECIMENTO DE UMA SEGUNDA LÍNGUA, NO CASO, O INGLÊS COMO OBJETO DE ESTUDO. OBJETIVOS: PROPORCIONAR ENTRETENIMENTO, EDUCAÇÃO, CULTURA E, POR CONSEGUINTE, BEM-ESTAR. SENDO ASSIM, ESTE ESTUDO OBJETIVA ELABORAR PARADIDÁTICO EM LÍNGUA INGLESA PARA QUE OS IDOSOS POSSAM TER DIVERTIMENTO E INFORMAÇÃO PARTINDO DA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, QUALITATIVA DE UM PARADIDÁTICO VOLTADO AO UNIVERSO DO IDOSO- APRENDIZ EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA. RESULTADOS E DISCUSSÃO: ESSES RESULTADOS SÃO PARCIAIS E ESTÃO SENDO ELABORADOS MEDIANTE A AVALIAÇÃO DOS PARADIDÁTICOS JÁ EXISTENTES. CONCLUSÕES: AS ANALISES ESTÃO EM CONSTRUÇÃO NA BUSCA DAS VARIEDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS METODOLOGIAS QUE PODERÃO SER APLICADAS NA PESQUISA.