A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) PRECONIZA QUE A ATENÇÃO AO IDOSO NÃO PODE SER RESUMIDA APENAS EM ASSISTENCIALISMO, É NECESSÁRIO POLÍTICAS AMPLAS E ARTICULADAS QUE GARANTAM UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL. É BUSCADO CONSTANTEMENTE NOVAS FERRAMENTAS PARA O ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE É UMA ALTERNATIVA POSITIVA PARA ESSA QUESTÃO POR TRABALHAR PRINCIPALMENTE A PROMOÇÃO A SAÚDE E A PREVENÇÃO DE AGRAVOS, ALÉM DE OFERTAR AO IDOSO AUTONOMIA SOBRE SEUS CUIDADOS EM SAÚDE. CONSIDERANDO ESTE CENÁRIO, O PRESENTE TRABALHO ABORDA OS SABERES COMPARTILHADOS ATRAVÉS DE UMA OFICINA EDUCATIVA REALIZADA POR EXTENSIONISTAS DE ENFERMAGEM PARA APOSENTADOS DO INSTITUTO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DE MOSSORÓ (PREVI MOSSORÓ), PARTICIPANTES DO PROJETO VIVER MELHOR. A OFICINA ABORDOU A TEMÁTICA DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA COM A FINALIDADE DE ORIENTAR SOBRE PRIMEIROS SOCORROS EM DIVERSAS SITUAÇÕES COTIDIANAS. A METODOLOGIA ADOTADA PARA ESSA PRODUÇÃO FOI A UNIÃO ENTRE A PESQUISA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA E A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE PARA MELHOR COMPREENSÃO DO RELATO DESTA VIVÊNCIA. DENTRE OS RESULTADOS, É DADO UM DESTAQUE PARA AS INÚMERAS PARTILHAS DE SITUAÇÕES VIVIDAS PELOS PARTICIPANTES DENTRO DA TEMÁTICA ABORDADA E A IMPORTÂNCIA DADA POR ELES AO ESCLARECIMENTO SOBRE AÇÕES CORRETAS NOS PRIMEIROS SOCORROS. DESTACA-SE AINDA OS SENTIMENTOS DE AUTONOMIA, PROTAGONISMO E EMPODERAMENTO DOS PARTICIPANTES APÓS VIVENCIAR ESTA OFICINA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE.