O ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO INSTITUCIONAL COMO PARTE CURRICULAR DO CURSO DE
PSICOLOGIA. O ESTÁGIO OCORREU EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, NO NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA
E ATENÇÃO BÁSICA, DURANTE NOVE MESES. O NÚCLEO JUNTO AO PROCESSO DE ESTÁGIO ATUOU COMO ARTICULADOR
DE GRUPOS EDUCATIVOS DENTRO DA UNIDADE, CUJA MAIORIA DOS PARTICIPANTES JÁ SE ENCONTRA COM MAIS DE
SESSENTA ANOS. OS GRUPOS SE CARACTERIZAM COM PARTICIPANTES DE TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS, HÁ TAMBÉM OS
GRUPOS FOCADOS EM DIABÉTICOS E HIPERTENSOS, MAS ABERTO A TODA COMUNIDADE. ELES ENCONTRAVAM UMA
VEZ POR MÊS, NESTES ENCONTROS CONVERSAVA-SE TANTO SOBRE SEUS PROCESSOS DE SAÚDE, DOENÇA, COMO SAÚDE
MENTAL, PROCESSOS DE ENVELHECIMENTO COMO TAMBÉM TEMAS SUGERIDOS POR ELES. EM UM DOS ENCONTROS
FOI REALIZADA UMA DINÂMICA NA QUAL ERAM DISPONIBILIZADOS ALGUNS OBJETOS, ESTES QUE FAZEM PARTE DA
VIDA DO SUJEITO. CADA PARTICIPANTE ESCOLHIA UM OBJETO E EXPLANAVA O PORQUÊ DA ESCOLHA. NESTE PROCESSO,
FOI VERIFICADO O QUANTO OS PARTICIPANTES TINHAM APRENDIDO, DURANTE SUAS VIVÊNCIAS E COM A PARTICIPAÇÃO
NO GRUPO, SOBRE SEU PROCESSO DE SAÚDE E DOENÇA E TAMBÉM COMO PRATICAM O AUTOCUIDADO. SENDO ASSIM,
PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS EDUCATIVOS E SUA FUNÇÃO DE POSSIBILITAR AO PARTICIPANTE A SUA
AUTONOMIA, INTERAÇÃO GRUPAL, SAÚDE MENTAL.