Artigo Anais VI CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

MEMÓRIA ESCOLAR DE PROFESSORAS APOSENTADAS: DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: MEMÓRIA ESCOLAR, MATEMÁTICA, PROFESSORAS APOSENTADAS, EXAME ADMISSÃO Comunicação Oral (CO) AT 11: Envelhecimento e Interdisciplinaridade
"2019-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 53773
    "edicao_id" => 109
    "trabalho_id" => 345
    "inscrito_id" => 2762
    "titulo" => "MEMÓRIA ESCOLAR DE PROFESSORAS APOSENTADAS: DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA RELATOS DE MEMÓRIA ESCOLAR DE PROFESSORAS IDOSAS APOSENTADAS NO ESTADO DO CEARÁ, DÉCADAS 40-50, SÉCULO XX, RELACIONADOS AO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA EXIGIDO NO EXAME DE ADMISSÃO, A FIM DE CONTINUAREM A FORMAÇÃO ESCOLAR NO ANTIGO CURSO GINASIAL. EM TERMOS TEÓRICOS ESTA PESQUISA FUNDA-SE EM AUTORES QUE ABORDAM A MEMÓRIA EDUCACIONAL E SOCIAL DE PROTAGONIZADORES DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS, TENDO-SE COMO REFERÊNCIA DE ANÁLISE TRECHOS NARRATIVOS DE PROFESSORAS GERADAS EM UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURAVA, ESTES, ORIENTANDO UMA DISCUSSÃO QUALITATIVA INTERPRETATIVA DENTRE AS EXPERIÊNCIAS DESTACAM-SE O CONTEÚDO MATEMÁTICO PRESENTE NO LIVRO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE ADMISSÃO E OS DESAFIOS DE APRENDIZAGEM ENFRENTADOS POR PROFESSORAS PRIMÁRIAS, QUANDO SUBMETIDAS À CONTINUIDADE DA FORMAÇÃO ESCOLAR E ATUAÇÃO DOCENTE. COM BASE NAS INFORMAÇÕES VERIFICA-SE QUE O EXAME DE ADMISSÃO TEVE REPERCUSSÃO NA VIDA DAS PROFESSORAS, INFLUENCIANDO-AS NA ASCENSÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA, APESAR DOS DESAFIOS ENFRENTADOS EM TERMOS DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NO ENSINO PRIMÁRIO E FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11: Envelhecimento e Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA ESCOLAR, MATEMÁTICA, PROFESSORAS APOSENTADAS, EXAME ADMISSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV125_MD1_SA11_ID2762_26052019095755.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:53:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA CALDAS"
    "autor_email" => "fatimaufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais VI CIEH"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2019"
    "edicao_logo" => "5e49e780eec9b_16022020220816.png"
    "edicao_capa" => "5ee370c6dba9e_12062020091046.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 53773
    "edicao_id" => 109
    "trabalho_id" => 345
    "inscrito_id" => 2762
    "titulo" => "MEMÓRIA ESCOLAR DE PROFESSORAS APOSENTADAS: DESAFIOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA RELATOS DE MEMÓRIA ESCOLAR DE PROFESSORAS IDOSAS APOSENTADAS NO ESTADO DO CEARÁ, DÉCADAS 40-50, SÉCULO XX, RELACIONADOS AO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA EXIGIDO NO EXAME DE ADMISSÃO, A FIM DE CONTINUAREM A FORMAÇÃO ESCOLAR NO ANTIGO CURSO GINASIAL. EM TERMOS TEÓRICOS ESTA PESQUISA FUNDA-SE EM AUTORES QUE ABORDAM A MEMÓRIA EDUCACIONAL E SOCIAL DE PROTAGONIZADORES DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS, TENDO-SE COMO REFERÊNCIA DE ANÁLISE TRECHOS NARRATIVOS DE PROFESSORAS GERADAS EM UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURAVA, ESTES, ORIENTANDO UMA DISCUSSÃO QUALITATIVA INTERPRETATIVA DENTRE AS EXPERIÊNCIAS DESTACAM-SE O CONTEÚDO MATEMÁTICO PRESENTE NO LIVRO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE ADMISSÃO E OS DESAFIOS DE APRENDIZAGEM ENFRENTADOS POR PROFESSORAS PRIMÁRIAS, QUANDO SUBMETIDAS À CONTINUIDADE DA FORMAÇÃO ESCOLAR E ATUAÇÃO DOCENTE. COM BASE NAS INFORMAÇÕES VERIFICA-SE QUE O EXAME DE ADMISSÃO TEVE REPERCUSSÃO NA VIDA DAS PROFESSORAS, INFLUENCIANDO-AS NA ASCENSÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA, APESAR DOS DESAFIOS ENFRENTADOS EM TERMOS DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NO ENSINO PRIMÁRIO E FORMAÇÃO CONTINUADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11: Envelhecimento e Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "MEMÓRIA ESCOLAR, MATEMÁTICA, PROFESSORAS APOSENTADAS, EXAME ADMISSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV125_MD1_SA11_ID2762_26052019095755.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:51"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:53:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CALDAS DE FIGUEIRÊDO"
    "autor_nome_curto" => "FÁTIMA CALDAS"
    "autor_email" => "fatimaufcg@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais VI CIEH"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2019"
    "edicao_logo" => "5e49e780eec9b_16022020220816.png"
    "edicao_capa" => "5ee370c6dba9e_12062020091046.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA RELATOS DE MEMÓRIA ESCOLAR DE PROFESSORAS IDOSAS APOSENTADAS NO ESTADO DO CEARÁ, DÉCADAS 40-50, SÉCULO XX, RELACIONADOS AO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA EXIGIDO NO EXAME DE ADMISSÃO, A FIM DE CONTINUAREM A FORMAÇÃO ESCOLAR NO ANTIGO CURSO GINASIAL. EM TERMOS TEÓRICOS ESTA PESQUISA FUNDA-SE EM AUTORES QUE ABORDAM A MEMÓRIA EDUCACIONAL E SOCIAL DE PROTAGONIZADORES DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS, TENDO-SE COMO REFERÊNCIA DE ANÁLISE TRECHOS NARRATIVOS DE PROFESSORAS GERADAS EM UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURAVA, ESTES, ORIENTANDO UMA DISCUSSÃO QUALITATIVA INTERPRETATIVA DENTRE AS EXPERIÊNCIAS DESTACAM-SE O CONTEÚDO MATEMÁTICO PRESENTE NO LIVRO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE ADMISSÃO E OS DESAFIOS DE APRENDIZAGEM ENFRENTADOS POR PROFESSORAS PRIMÁRIAS, QUANDO SUBMETIDAS À CONTINUIDADE DA FORMAÇÃO ESCOLAR E ATUAÇÃO DOCENTE. COM BASE NAS INFORMAÇÕES VERIFICA-SE QUE O EXAME DE ADMISSÃO TEVE REPERCUSSÃO NA VIDA DAS PROFESSORAS, INFLUENCIANDO-AS NA ASCENSÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA, APESAR DOS DESAFIOS ENFRENTADOS EM TERMOS DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NO ENSINO PRIMÁRIO E FORMAÇÃO CONTINUADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.