ESTE TRABALHO APRESENTA RELATOS DE MEMÓRIA ESCOLAR DE PROFESSORAS IDOSAS APOSENTADAS NO ESTADO DO CEARÁ, DÉCADAS 40-50, SÉCULO XX, RELACIONADOS AO CONTEÚDO DA MATEMÁTICA EXIGIDO NO EXAME DE ADMISSÃO, A FIM DE CONTINUAREM A FORMAÇÃO ESCOLAR NO ANTIGO CURSO GINASIAL. EM TERMOS TEÓRICOS ESTA PESQUISA FUNDA-SE EM AUTORES QUE ABORDAM A MEMÓRIA EDUCACIONAL E SOCIAL DE PROTAGONIZADORES DE EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS, TENDO-SE COMO REFERÊNCIA DE ANÁLISE TRECHOS NARRATIVOS DE PROFESSORAS GERADAS EM UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURAVA, ESTES, ORIENTANDO UMA DISCUSSÃO QUALITATIVA INTERPRETATIVA DENTRE AS EXPERIÊNCIAS DESTACAM-SE O CONTEÚDO MATEMÁTICO PRESENTE NO LIVRO PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE ADMISSÃO E OS DESAFIOS DE APRENDIZAGEM ENFRENTADOS POR PROFESSORAS PRIMÁRIAS, QUANDO SUBMETIDAS À CONTINUIDADE DA FORMAÇÃO ESCOLAR E ATUAÇÃO DOCENTE. COM BASE NAS INFORMAÇÕES VERIFICA-SE QUE O EXAME DE ADMISSÃO TEVE REPERCUSSÃO NA VIDA DAS PROFESSORAS, INFLUENCIANDO-AS NA ASCENSÃO PROFISSIONAL E ACADÊMICA, APESAR DOS DESAFIOS ENFRENTADOS EM TERMOS DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NO ENSINO PRIMÁRIO E FORMAÇÃO CONTINUADA.