Artigo Anais VI CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA): UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

Palavra-chaves: IDOSOS, EJA, PSICOPEDAGOGIA, ENVELHECIMENTO Comunicação Oral (CO) AT 11: Envelhecimento e Interdisciplinaridade
"2019-06-26 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 53058
    "edicao_id" => 109
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 1533
    "titulo" => """
      A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS\r\n
      ADULTOS (EJA): UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA POSSUI COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE\r\n
      A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E, ESPECIFICAMENTE, ANALISAR SE A METODOLOGIA UTILIZADA NA EJA PERMITE\r\n
      AOS IDOSOS SENTIREM-SE INCLUÍDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, CONTRIBUIRÁ COM A\r\n
      COMUNIDADE CIENTÍFICA OCASIONANDO VISIBILIDADE PARA O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NA EJA, SUGERINDO\r\n
      MEDIDAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELO PSICOPEDAGOGO JUNTO AOS PROFESSORES COM O INTUITO DE\r\n
      PROMOVER A INCLUSÃO DO IDOSO EM SALA DE AULA, BEM COMO IDENTIFICANDO LACUNAS CUJO O TRABALHO DESSE\r\n
      PROFISSIONAL PODE CONTEMPLAR, PROPICIANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA ESTE SEGMENTO\r\n
      SOCIAL. CLASSIFICA-SE COMO UMA PESQUISA DESCRITIVA, BEM COMO TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CAMPO QUE\r\n
      POSSUI NATUREZA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM TRÊS PARTICIPANTES IDOSAS QUE TÊM ACESSO À\r\n
      EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB) ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DIANTE DO OBSERVADO, OBSERVOU-SE QUE O PRINCIPAL MOTIVO PELO QUAL AS PESSOAS NO PROCESSO\r\n
      DE ENVELHECIMENTO VOLTAM A ESTUDAR TRATA-SE DO INTERESSE POR RETOMAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR QUE ANTES\r\n
      FORA INTERROMPIDO, E ISSO FAZ COM QUE O PRAZER PELA APRENDIZAGEM SEJA RESGATADO. NO ENTANTO, AINDA FOI\r\n
      POSSÍVEL IDENTIFICAR LACUNAS QUANTO A INCLUSÃO DO IDOSO NA EJA, DESTACANDO O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA\r\n
      PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ALUNOS DA TERCEIRA IDADE DENTRO DESSE SISTEMA DE\r\n
      ENSINO. EM SUMA, A PESQUISA OBTEVE ÊXITO, POIS APESAR DAS LIMITAÇÕES, OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS\r\n
      TORNANDO-SE POSSÍVEL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE A EJA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11: Envelhecimento e Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "IDOSOS, EJA, PSICOPEDAGOGIA, ENVELHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV125_MD1_SA11_ID1533_25052019020434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:53:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SILVA BALBINO"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ BALBINO"
    "autor_email" => "anabeatrizfeliz@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais VI CIEH"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2019"
    "edicao_logo" => "5e49e780eec9b_16022020220816.png"
    "edicao_capa" => "5ee370c6dba9e_12062020091046.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 53058
    "edicao_id" => 109
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 1533
    "titulo" => """
      A PERCEPÇÃO DOS IDOSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS\r\n
      ADULTOS (EJA): UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA
      """
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA POSSUI COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE\r\n
      A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E, ESPECIFICAMENTE, ANALISAR SE A METODOLOGIA UTILIZADA NA EJA PERMITE\r\n
      AOS IDOSOS SENTIREM-SE INCLUÍDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, CONTRIBUIRÁ COM A\r\n
      COMUNIDADE CIENTÍFICA OCASIONANDO VISIBILIDADE PARA O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NA EJA, SUGERINDO\r\n
      MEDIDAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELO PSICOPEDAGOGO JUNTO AOS PROFESSORES COM O INTUITO DE\r\n
      PROMOVER A INCLUSÃO DO IDOSO EM SALA DE AULA, BEM COMO IDENTIFICANDO LACUNAS CUJO O TRABALHO DESSE\r\n
      PROFISSIONAL PODE CONTEMPLAR, PROPICIANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA ESTE SEGMENTO\r\n
      SOCIAL. CLASSIFICA-SE COMO UMA PESQUISA DESCRITIVA, BEM COMO TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CAMPO QUE\r\n
      POSSUI NATUREZA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM TRÊS PARTICIPANTES IDOSAS QUE TÊM ACESSO À\r\n
      EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB) ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DIANTE DO OBSERVADO, OBSERVOU-SE QUE O PRINCIPAL MOTIVO PELO QUAL AS PESSOAS NO PROCESSO\r\n
      DE ENVELHECIMENTO VOLTAM A ESTUDAR TRATA-SE DO INTERESSE POR RETOMAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR QUE ANTES\r\n
      FORA INTERROMPIDO, E ISSO FAZ COM QUE O PRAZER PELA APRENDIZAGEM SEJA RESGATADO. NO ENTANTO, AINDA FOI\r\n
      POSSÍVEL IDENTIFICAR LACUNAS QUANTO A INCLUSÃO DO IDOSO NA EJA, DESTACANDO O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA\r\n
      PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ALUNOS DA TERCEIRA IDADE DENTRO DESSE SISTEMA DE\r\n
      ENSINO. EM SUMA, A PESQUISA OBTEVE ÊXITO, POIS APESAR DAS LIMITAÇÕES, OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS\r\n
      TORNANDO-SE POSSÍVEL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE A EJA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 11: Envelhecimento e Interdisciplinaridade"
    "palavra_chave" => "IDOSOS, EJA, PSICOPEDAGOGIA, ENVELHECIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV125_MD1_SA11_ID1533_25052019020434.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:53:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ SILVA BALBINO"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ BALBINO"
    "autor_email" => "anabeatrizfeliz@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais VI CIEH"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2019"
    "edicao_logo" => "5e49e780eec9b_16022020220816.png"
    "edicao_capa" => "5ee370c6dba9e_12062020091046.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA POSSUI COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E, ESPECIFICAMENTE, ANALISAR SE A METODOLOGIA UTILIZADA NA EJA PERMITE AOS IDOSOS SENTIREM-SE INCLUÍDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, CONTRIBUIRÁ COM A COMUNIDADE CIENTÍFICA OCASIONANDO VISIBILIDADE PARA O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NA EJA, SUGERINDO MEDIDAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELO PSICOPEDAGOGO JUNTO AOS PROFESSORES COM O INTUITO DE PROMOVER A INCLUSÃO DO IDOSO EM SALA DE AULA, BEM COMO IDENTIFICANDO LACUNAS CUJO O TRABALHO DESSE PROFISSIONAL PODE CONTEMPLAR, PROPICIANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA ESTE SEGMENTO SOCIAL. CLASSIFICA-SE COMO UMA PESQUISA DESCRITIVA, BEM COMO TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CAMPO QUE POSSUI NATUREZA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM TRÊS PARTICIPANTES IDOSAS QUE TÊM ACESSO À EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB) ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DIANTE DO OBSERVADO, OBSERVOU-SE QUE O PRINCIPAL MOTIVO PELO QUAL AS PESSOAS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO VOLTAM A ESTUDAR TRATA-SE DO INTERESSE POR RETOMAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR QUE ANTES FORA INTERROMPIDO, E ISSO FAZ COM QUE O PRAZER PELA APRENDIZAGEM SEJA RESGATADO. NO ENTANTO, AINDA FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR LACUNAS QUANTO A INCLUSÃO DO IDOSO NA EJA, DESTACANDO O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ALUNOS DA TERCEIRA IDADE DENTRO DESSE SISTEMA DE ENSINO. EM SUMA, A PESQUISA OBTEVE ÊXITO, POIS APESAR DAS LIMITAÇÕES, OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS TORNANDO-SE POSSÍVEL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE A EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.