A PRESENTE PESQUISA POSSUI COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E, ESPECIFICAMENTE, ANALISAR SE A METODOLOGIA UTILIZADA NA EJA PERMITE
AOS IDOSOS SENTIREM-SE INCLUÍDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ASSIM, CONTRIBUIRÁ COM A
COMUNIDADE CIENTÍFICA OCASIONANDO VISIBILIDADE PARA O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO NA EJA, SUGERINDO
MEDIDAS QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELO PSICOPEDAGOGO JUNTO AOS PROFESSORES COM O INTUITO DE
PROMOVER A INCLUSÃO DO IDOSO EM SALA DE AULA, BEM COMO IDENTIFICANDO LACUNAS CUJO O TRABALHO DESSE
PROFISSIONAL PODE CONTEMPLAR, PROPICIANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PARA ESTE SEGMENTO
SOCIAL. CLASSIFICA-SE COMO UMA PESQUISA DESCRITIVA, BEM COMO TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CAMPO QUE
POSSUI NATUREZA QUALITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM TRÊS PARTICIPANTES IDOSAS QUE TÊM ACESSO À
EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA) NA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB) ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. DIANTE DO OBSERVADO, OBSERVOU-SE QUE O PRINCIPAL MOTIVO PELO QUAL AS PESSOAS NO PROCESSO
DE ENVELHECIMENTO VOLTAM A ESTUDAR TRATA-SE DO INTERESSE POR RETOMAR A EXPERIÊNCIA ESCOLAR QUE ANTES
FORA INTERROMPIDO, E ISSO FAZ COM QUE O PRAZER PELA APRENDIZAGEM SEJA RESGATADO. NO ENTANTO, AINDA FOI
POSSÍVEL IDENTIFICAR LACUNAS QUANTO A INCLUSÃO DO IDOSO NA EJA, DESTACANDO O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA
PARA PROMOVER UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AOS ALUNOS DA TERCEIRA IDADE DENTRO DESSE SISTEMA DE
ENSINO. EM SUMA, A PESQUISA OBTEVE ÊXITO, POIS APESAR DAS LIMITAÇÕES, OS OBJETIVOS FORAM ALCANÇADOS
TORNANDO-SE POSSÍVEL COMPREENDER A PERCEPÇÃO QUE O IDOSO POSSUI SOBRE A EJA.