Artigo Anais CONACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-0186

PRÁTICA EDUCATIVA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NO CENÁRIO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, PRIMEIROS SOCORROS, ESCOLA Relato de Experiência(RE) Enfermagem
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Publicado em 09 de abril de 2014

Resumo

A Educação Popular em Saúde surgiu na década de 1970, e vem trazendo consigo os projetos pedagógicos que priorizam a diversidade social, a intercomunicação entre os diferentes atores sociais e o compromisso com as classes subalternas, valorizando as iniciativas dos educandos e o diálogo entre o saber popular e o científico. A participação de profissionais de saúde nas experiências de Educação Popular trouxe para o setor saúde uma cultura de relação com as classes populares, que ainda busca romper com a tradição autoritária, normatizadora e biologicista da educação em saúde. OBJETIVO: Descrever a experiência de uma prática de educação em saúde sobre Primeiros Socorros, alicerçada na educação popular em saúde, realizada com discentes de uma escola pública federal do Rio Grande do Norte, na modalidade de minicurso. METODOLOGIA: Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um roteiro semiestruturado, elaborado por docente e discentes do componente Estágio Curricular Supervisionado II, no ambiente da sala de aula. Entrevista semiestruturada com discentes e direção pedagógica da escola para definição da temática a ser trabalhada. A posteriori realizamos inscrição dos discentes no minicurso. A prática educativa foi desenvolvida por meio de uma dinâmica lúdico-pedagógica, utilizando-se do método participativo e do diálogo. Utilizamos a técnica de dinâmica de grupo, a discussão de primeiros socorros na perspectiva de noções básicas e simulações práticas entre os discentes. RESULTADOS: Durante a socialização foi notório o interesse e a troca de experiências entre discentes, fazendo menção à importância do conhecimento acerca dos primeiros socorros na vida cotidiana das famílias e a sociedade como um todo. Alicerçar-se na Educação Popular oportuniza ao ouvinte tornear-se também um “falante”, um ator ativo no processo ensinar/aprender. Proporcionou a construção de conhecimento para todos os atores envolvidos, evidenciando a importância de romper com o modelo vertical e hegemônico de educação em saúde. CONSIDERAÇÕES: Durante a realização da atividade educativa, nos deparamos com algumas dificuldades, porém os objetivos foram alcançados e esperamos que os resultados alcançados venham a estimular, por parte da equipe pedagógica da escola, a realização de outras práticas de educação em saúde semelhantes, capazes de trazer outras temáticas que explorem mais da fala e participação do público alvo, a fim de instiga-los a conhecer mais sobre a temática abordada e construir conhecimento para os que estão participando e coordenando/ministrando as práticas.

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