O ENVELHECIMENTO GERA UMA SÉRIE DE REPERCUSSÕES PARA A SOCIEDADE, ESPECIALMENTE PARA A SAÚDE. COM O AUMENTO DA EXPECTATIVA DE VIDA, AS CONDIÇÕES CARDIOVASCULARES SE TORNARAM MAIS FREQUENTES, PRINCIPALMENTE DOENÇAS CRÔNICAS, COMO OS ACIDENTES VASCULARES ENCEFÁLICOS (AVES), POPULARMENTE CONHECIDOS COMO ACIDENTES VASCULARES CEREBRAIS (AVCS). SÃO OBSERVADAS DIFICULDADES EM DIVERSAS ATIVIDADES, PORÉM, O COMPROMETIMENTO MAIS SIGNIFICATIVO É O NA MARCHA, QUE MAIS OS LEVA A PROCURAR A REABILITAÇÃO. DESTARTE, ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR A COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DE PACIENTES COM AVC EM AMBIENTES REAL E VIRTUAIS (LIVRE E COM PLATAFORMA DE EQUILÍBRIO). PARA ISTO, UTILIZOU UMA AMOSTRA DE 7 INDIVÍDUOS QUE SOFRERAM AVC HÁ PELO MENOS 6 MESES, COM IDADE MÉDIA 56,1429 (±12,94126) QUE NÃO POSSUÍSSEM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E VISUAL PRIMÁRIA NÃO CORRIGIDAS OU DÉFICIT COGNITIVO SEGUNDO O MINI EXAME DE ESTADO MENTAL (MEEM), COM DIAGNÓSTICO DE PRIMEIRO EPISÓDIO DO AVC COMPROVADO POR EXAME DE IMAGEM, E REALIZAR DEAMBULAÇÃO FUNCIONAL. FORAM AVALIADOS ATRAVÉS DA NATIONAL INSTITUTE HEALTH STROKE SCALE (NIHSS), DO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL (MEEM), DA FAC, DA ESCALA DE FUGL-MEYER, DA ESCALA DE EQUILÍBRIO DE BERG (EEB) DA ATIVIDADE CORTICAL PELO EMOTIV EPOC. UTILIZOU-SE O DISPOSITIVO DE REALIDADE VIRTUAL NINTENDO WII, E O SOFTWARE KINOVEA, VERSÃO 8.20 PARA AVALIAÇÃO CINEMÁTICA DO MEMBRO INFERIOR ACOMETIDO. OBSERVOU-SE QUE NÃO HOUVE DIFERENÇA ESTATÍSTICA ENTRE O AMBIENTE REAL E OS AMBIENTES VIRTUAIS QUANTO AO NÚMERO DE PASSOS DURANTE TODOS OS 3 MINUTOS, E DURANTE CADA MINUTO.