A EDUCAÇÃO PARA A CESSAÇÃO DA VIDA É O PREPARAR-SE PARA O ENFRENTAMENTO MAIS SAUDÁVEL DESTE PROCESSO, QUE DESENCADEIA, POR VEZES, SENTIMENTOS DOLOROSOS. ASSIM, EVIDENCIAR QUAIS CUIDADOS PALIATIVOS ESTÃO SENDO RECENTEMENTE ADOTADOS, PARA A FASE DA TERCEIRA IDADE NO BRASIL, É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NORTEAR O PLANEJAMENTO PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO DOS INDIVÍDUOS, MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO CULTURAL E EFETIVAÇÃO DE AÇÕES PÚBLICAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE QUE AFETEM POSITIVAMENTE A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS NO ENVELHECIMENTO. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA REVISÃO INTEGRATIVA EM OBRAS CONSTANTES NAS BASES DE DADOS ELETRÔNICAS: PUBMED, BVS E SCIELO. APÓS SELEÇÃO E LEITURA, RESTARAM 9 ARTIGOS PARA SUBSTANCIAR O ESTUDO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS FOI OBSERVADA A NECESSIDADE DE: COMPREENDER UMA IMINENTE MUDANÇA NO PROCESSO DO LUTO MAL ELABORADO; ANTECIPAR O CONTATO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM OS CUIDADOS PALIATIVOS DESDE O INÍCIO DE SUA FORMAÇÃO; INSERIR NO CURRÍCULO UMA DISCUSSÃO APROFUNDADA SOBRE A MORTE, OBJETIVANDO UMA HUMANIZAÇÃO NESSE PROCESSO; ALÇAR A IMPORTÂNCIA DO DETALHAMENTO DE PROGNÓSTICO AO ENFERMO E FAMÍLIA; DISCUTIR SOBRE O LIMIAR DO PROLONGAMENTO INDISCRIMINADO DA VIDA E PROVER A INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A MORTE E OS CUIDADOS PALIATIVOS PARA REVERBERAR NA ACEITAÇÃO DAQUELA COMO UM PROCESSO NATURAL.