INTRODUÇÃO: O MAIOR DESAFIO DA POPULAÇÃO IDOSA É CONSEGUIR CONTRIBUIR PARA QUE, APESAR DAS PROGRESSIVAS LIMITAÇÕES QUE POSSAM OCORRER, ELAS POSSAM REDESCOBRIR POSSIBILIDADES DE VIVER SUA PRÓPRIA VIDA COM A MÁXIMA QUALIDADE POSSÍVEL. ENVELHECER É UM PROCESSO COMPLEXO QUE EXIGE CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA DOS PROFISSIONAIS PARA A CONTEMPLAÇÃO DOS SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS. AO SE REMETER AO ENVELHECIMENTO EM ILPI, O DESAFIO SE TORNA AINDA MAIOR, POIS TAL PROCESSO SE APRESENTA COM UM SIGNIFICADO PRÓPRIO E DIFERENTE, EXIGINDO DOS PROFISSIONAIS, ALÉM DAS SUAS HABILIDADES ESPECÍFICAS, UM SENTIMENTO AGUÇADO PARA COMPREENDER A SUBJETIVIDADE DE SE RESIDIR EM TAIS INSTITUIÇÕES. OBJETIVO: DESCREVER AS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NAS ATIVIDADES LÚDICAS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS. METODOLOGIA: ESTUDO DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. PARA IDENTIFICAR AS DEMANDAS E NECESSIDADES DA INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA, ALÉM DE VISITAS E DE OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO, OS ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM ENTREVISTARAM OS FUNCIONÁRIOS QUE ATUAM NO CUIDADO JUNTO A ESTES IDOSOS, IDENTIFICANDO A PERCEPÇÃO SUBJETIVA DOS MESMOS QUANTO AO MODO DE SER E ESTAR DOS RESIDENTES NA ILPI. RESULTADOS E DISCUSSÃO: OBSERVOU-SE UMA BOA INTERAÇÃO E ACEITAÇÃO DOS IDOSOS QUANTO ÀS ATIVIDADES. HOUVE PARTICIPAÇÃO ATIVA DA GRANDE MAIORIA, POSSIBILITANDO TANTO AOS CADEIRANTES QUANTO AOS OUTROS DEFICIENTES, UMA PARTICIPAÇÃO INTEGRADA, SEM EXCLUSÕES. CONSIDERAÇÕES FINAIS: COM ESTA ATIVIDADE FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR O QUANTO, NO ÂMBITO DE UMA ILPI, AS PRÁTICAS DE CUIDADO HUMANIZADO E DIFERENCIADO AOS IDOSOS SÃO NECESSÁRIAS, COMO UM ELEMENTO COMPLEMENTAR NA PRESTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA INTEGRAL E QUALIFICADA.