Artigo Anais VI CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM DE DANÇAS NA VIDA DE IDOSOS

Palavra-chaves: DANÇA, APRENDIZAGEM, IDOSOS, PSICOPEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) AT 04: Envelhecimento Ativo e Bem Sucedido
"2019-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 54277
    "edicao_id" => 109
    "trabalho_id" => 281
    "inscrito_id" => 1532
    "titulo" => "UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM DE DANÇAS NA VIDA DE IDOSOS"
    "resumo" => "ESSE ESTUDO POSSUI COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM DE DANÇAS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS E, ESPECIFICAMENTE, IDENTIFICAR A INFLUÊNCIA DA DANÇA NAS SUAS VIVÊNCIAS E A RELEVÂNCIA DESTA PRÁTICA PARA O BEM ESTAR NO ENVELHECIMENTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, SENDO UM ESTUDO DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA REALIZADO COM UM GRUPO DE TRINTA IDOSOS ENTRE 60 E 98 ANOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB) ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. ASSIM, OS RESULTADOS REVELARAM QUE NA PERCEPÇÃO DOS IDOSOS A DANÇA TROUXE IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA A SUA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE BENEFICIANDO ASPECTOS FÍSICOS, SOCIAIS E COGNITIVOS, COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM DAS COREOGRAFIAS DE DANÇAS, UMA VEZ QUE ESTA PROMOVE A ESTIMULAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS DOS IDOSOS, COMO ATENÇÃO E MEMÓRIA. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE A DANÇA DEMONSTRA-SE UMA IMPORTANTE ALIADA DA PSICOPEDAGOGIA, PRINCIPALMENTE, COMO A POSSIBILIDADE DE SER UM INSTRUMENTO NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DE COMPROMETIMENTOS COGNITIVOS DE IDOSOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Envelhecimento Ativo e Bem Sucedido"
    "palavra_chave" => "DANÇA, APRENDIZAGEM, IDOSOS, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV125_MD1_SA4_ID1532_25052019035810.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:53:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ BRITO MENDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA BEATRIZ BRITO"
    "autor_email" => "babibm12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais VI CIEH"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2019"
    "edicao_logo" => "5e49e780eec9b_16022020220816.png"
    "edicao_capa" => "5ee370c6dba9e_12062020091046.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 54277
    "edicao_id" => 109
    "trabalho_id" => 281
    "inscrito_id" => 1532
    "titulo" => "UMA PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM DE DANÇAS NA VIDA DE IDOSOS"
    "resumo" => "ESSE ESTUDO POSSUI COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM DE DANÇAS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS E, ESPECIFICAMENTE, IDENTIFICAR A INFLUÊNCIA DA DANÇA NAS SUAS VIVÊNCIAS E A RELEVÂNCIA DESTA PRÁTICA PARA O BEM ESTAR NO ENVELHECIMENTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, SENDO UM ESTUDO DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA REALIZADO COM UM GRUPO DE TRINTA IDOSOS ENTRE 60 E 98 ANOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB) ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. ASSIM, OS RESULTADOS REVELARAM QUE NA PERCEPÇÃO DOS IDOSOS A DANÇA TROUXE IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA A SUA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE BENEFICIANDO ASPECTOS FÍSICOS, SOCIAIS E COGNITIVOS, COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM DAS COREOGRAFIAS DE DANÇAS, UMA VEZ QUE ESTA PROMOVE A ESTIMULAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS DOS IDOSOS, COMO ATENÇÃO E MEMÓRIA. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE A DANÇA DEMONSTRA-SE UMA IMPORTANTE ALIADA DA PSICOPEDAGOGIA, PRINCIPALMENTE, COMO A POSSIBILIDADE DE SER UM INSTRUMENTO NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DE COMPROMETIMENTOS COGNITIVOS DE IDOSOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Envelhecimento Ativo e Bem Sucedido"
    "palavra_chave" => "DANÇA, APRENDIZAGEM, IDOSOS, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV125_MD1_SA4_ID1532_25052019035810.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:53:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ BRITO MENDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA BEATRIZ BRITO"
    "autor_email" => "babibm12@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais VI CIEH"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2019"
    "edicao_logo" => "5e49e780eec9b_16022020220816.png"
    "edicao_capa" => "5ee370c6dba9e_12062020091046.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2019

Resumo

ESSE ESTUDO POSSUI COMO OBJETIVO PRINCIPAL COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM DE DANÇAS NA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS E, ESPECIFICAMENTE, IDENTIFICAR A INFLUÊNCIA DA DANÇA NAS SUAS VIVÊNCIAS E A RELEVÂNCIA DESTA PRÁTICA PARA O BEM ESTAR NO ENVELHECIMENTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, SENDO UM ESTUDO DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA REALIZADO COM UM GRUPO DE TRINTA IDOSOS ENTRE 60 E 98 ANOS DA CIDADE DE JOÃO PESSOA (PB) ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. ASSIM, OS RESULTADOS REVELARAM QUE NA PERCEPÇÃO DOS IDOSOS A DANÇA TROUXE IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES PARA A SUA QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE BENEFICIANDO ASPECTOS FÍSICOS, SOCIAIS E COGNITIVOS, COM ÊNFASE NA APRENDIZAGEM DAS COREOGRAFIAS DE DANÇAS, UMA VEZ QUE ESTA PROMOVE A ESTIMULAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS DOS IDOSOS, COMO ATENÇÃO E MEMÓRIA. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE A DANÇA DEMONSTRA-SE UMA IMPORTANTE ALIADA DA PSICOPEDAGOGIA, PRINCIPALMENTE, COMO A POSSIBILIDADE DE SER UM INSTRUMENTO NA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DE COMPROMETIMENTOS COGNITIVOS DE IDOSOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.