A PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE
NÍVEL SUPERIOR (CAPES) FOI INICIADA NA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO EM SETEMBRO DE 2018 COM OBJETIVO DE
INSERIR GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA NO ÂMBITO ESCOLAR. NO PRIMEIRO MOMENTO OS RESIDENTES
CONHECERAM A ESTRUTURA ESCOLAR, O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, ROTINA DA ESCOLA, ROTINA DE UM PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO FÍSICA. EM SEGUIDA TIVERAM CONTATO COM DOCUMENTAÇÕES PUBLICADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PARA DESENVOLVER OS PLANOS DE ENSINO E DE AULA E OS APLICAR PARA CUMPRIMENTO DAS HORAS OBRIGATÓRIAS DE
REGÊNCIA. DIANTE DOS CONTEÚDOS VERIFICADOS NOS DOCUMENTOS, OS GRADUANDOS ANALISARAM AS COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE AS AULAS, ENTÃO, ESTRUTURARAM E PLANEJARAM TODO PROCESSO ELEGENDO
JUNTO COM O DOCENTE ORIENTADOR ATITUDES COM RELAÇÃO A DIDÁTICA E A QUESTÕES PEDAGÓGICAS DE ATIVIDADES DO
SEMESTRE. A PARTIR DESTAS EVIDÊNCIAS OS RESIDENTES TIVERAM QUE BUSCAR VALORIZAR A INDIVIDUALIDADE DE CADA
ALUNO, SUAS VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E CULTURA, BUSCANDO ENRIQUECER ESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO NAS RELAÇÕES
DE ENSINO E APRENDIZAGEM. HOUVE ENTÃO, A IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DA ESCOLA E A COMPARAÇÃO COM OS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. CONSTATOU-SE QUE ERA PRECISO BUSCAR SUBSÍDIOS ATRAVÉS DE
LEITURAS E NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM, COM OBJETIVO DE CONSTRUIR NOVOS CONHECIMENTOS. COMO
CONSEQUÊNCIA DE TAIS EXPERIÊNCIAS SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS
RESIDENTES? FOI DESENVOLVIDO UM ESTUDO DE CASO QUALITATIVO UTILIZANDO UM QUESTIONÁRIO ABERTO COMO BASE DE
DADOS. O QUESTIONÁRIO FOI APLICADO A 10 GRADUANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA NO CICLO FUNDAMENTAL II. COMO
RESULTADO FOI IDENTIFICADO QUE TODOS OS RESIDENTES CONSIDERAM O PROGRAMA IMPORTANTE, PELO FATO DE SER UMA
OPORTUNIDADE DE CONHECER COMO FUNCIONA A ESCOLA, PELAS EXPERIÊNCIAS COM OS ALUNOS, DENTRE OUTROS FATORES.
NO ENTANTO, ESSAS EXPERIÊNCIAS FORAM DIFERENTES PARA CADA RESIDENTE. EM OUTRO QUESTIONAMENTO SOBRE SE
HOUVE DIFICULDADE DURANTE ESSAS EXPERIÊNCIAS E QUAIS FORAM, ALGUNS RELATARAM QUE TIVERAM DIFICULDADES NA
DIDÁTICA DE ENSINO, NA ELABORAÇÃO DAS AULAS E NO CONTROLE DA TURMA MAS, EM CONTRAPARTIDA RESPONDERAM QUE O
FATO DE TEREM UM PROFESSOR PRECEPTOR OS AJUDAVA NO MOMENTO DA DIFICULDADE E QUE TER OUTROS RESIDENTES AO
MESMO TEMPO NA APLICAÇÃO DAS AULAS EM ALGUNS MOMENTOS ATRAPALHAVA E EM OUTROS VEZES FACILITAVA COM
RELAÇÃO AO CONTROLE DA TURMA. DIANTE DE TAIS FATORES, AS DIFICULDADES TEM SIDO ANALISADAS E DISCUTIDAS,
BUSCANDO ENTENDER A VISÃO DE CADA UM E SE HÁ RELAÇÃO ENTRE ELAS E PROCURANDO CAMINHOS DE SOLUÇÃO NO
PROCESSO DE FORMAÇÃO. O PROGRAMA ESTÁ EM ANDAMENTO E OS RESIDENTES AINDA APRESENTAM GRANDES EXPECTATIVAS
COM RELAÇÃO AO APRENDIZADO QUE O MESMO PROPÕE E SÃO UNÂNIMES EM AFIRMAR O QUANTO ESTE PROGRAMA ESTÁ
ENRIQUECENDO SUA FORMAÇÃO DOCENTE.