O USO DO QUE SE PODE CHAMAR DE MIXAGEM MULTIMÍDIA, ENQUANTO A SOMA DE DIFERENTES FORMAS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA INFORMAR ALGO, É UM HÁBITO COMUM NA RELAÇÃO INTERPESSOAL VIA APLICATIVOS DE COMUNICAÇÃO. ATRAVÉS DA UNIÃO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS HÁ O ENRIQUECIMENTO DO CONTEXTO E DA NARRATIVA, FAVORECENDO SEU ENTENDIMENTO. A PRESENÇA CONSTANTE DESTAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE E A POPULARIZAÇÃO DA ORIENTAÇÃO À DISTÂNCIA REALIZADA POR PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE ASSESSORIAS ESPORTIVAS, MOTIVARAM A REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, SENDO SEU PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR OS APLICATIVOS E SOFTWARES UTILIZADOS POR TREINADORES ESPORTIVOS QUE ORIENTAM SEUS CLIENTES À DISTÂNCIA. DESTE ESTUDO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, PARTICIPARAM SETE TREINADORES E OITO CLIENTES, OS QUAIS PREENCHERAM QUESTIONÁRIOS E PARTICIPARAM DE ENTREVISTAS, SENDO QUE OS DADOS FORAM ANALISADOS QUALI-QUANTITATIVAMENTE. DENTRE OS PRINCIPAIS MEIOS UTILIZADOS PARA A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTES DESTACARAM-SE: O WHATSAPP® (T=100% E C=88,9%), O E-MAIL (T=57% E C=55,6%), O FACEBOOK® (T=57% E C=11,1%), AS LIGAÇÕES TELEFÔNICAS (T=29% E C=11,1%), OS SITES CORPORATIVOS (T=14% E C=33,3%) E OUTRAS REDES SOCIAIS, COMO O INSTAGRAM® E O SKYPE® (T=14% E C=0%). EM SUA TOTALIDADE, TREINADORES E CLIENTES MENCIONARAM QUE O MOTIVO PARA A UTILIZAÇÃO DESTAS FERRAMENTAS FOI SUA EFICIÊNCIA, SENDO QUE, TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS POR ESTES MEIOS ATENDERAM SUAS NECESSIDADES. A COMUNICAÇÃO ENTRE TREINADOR E CLIENTE OCORREU PRINCIPALMENTE VIA WHATSAPP®, O QUAL POSSIBILITOU O ENVIO DOS PLANOS DE TREINO, A POSSIBILIDADE DE TIRAR DÚVIDAS A RESPEITO DO TREINAMENTO E O ENVIO DOS RESULTADOS (TEMPO, DISTÂNCIA E VELOCIDADE). O ENVIO DE QUESTIONÁRIOS DE AVALIAÇÃO DA SESSÃO DE TREINAMENTO POR E-MAIL E DE VÍDEOS DO YOUTUBE® ATRAVÉS DO WHATSAPP® FORAM MENCIONADOS COMO PRÁTICA CORRIQUEIRA POR PROFISSIONAIS E CLIENTES. ALÉM DA TECNOLOGIA COMUNICACIONAL, FOI TAMBÉM MENCIONADA AQUELA UTILIZADA PARA MONITORAR, ACOMPANHAR E REGISTRAR INFORMAÇÕES SOBRE O DESEMPENHO DOS CLIENTES DURANTE AS PRÁTICAS EM TREINAMENTOS PRESENCIAIS (MONITORES CARDÍACOS, PEDÔMETROS ETC.). A ANÁLISE DOS DADOS SUGERIU QUE A INTRODUÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE SITES, REDES SOCIAIS E APLICATIVOS OCORREU DE FORMA NATURAL, ASSIM COMO FOI A INTRODUÇÃO SOCIAL DESTES. A ESCOLHA DAS FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS CITADAS, PARA ALÉM DE SUA EVIDENTE EFICÁCIA, SE BASEOU TAMBÉM NO CUSTO E DISPONIBILIDADE DE ACESSO ATRAVÉS DAS DIVERSAS PLATAFORMAS PARA UMA DIVERSIDADE DE USUÁRIOS. TAL AFIRMAÇÃO SE REFORÇA PELA AINDA REDUZIDA UTILIZAÇÃO DE SITES E APLICAÇÕES CONSTRUÍDAS ESPECIFICAMENTE PARA AS EMPRESAS E PARA A UTILIZAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS DO TREINAMENTO FÍSICO-ESPORTIVO. A TECNOLOGIA CONTRIBUIU PARA O CRESCIMENTO DESTA ÁREA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL, AS QUAIS NECESSITAM SER MAIS ESTUDADAS E MELHOR ADEQUADAS À REALIDADE UMA DA OUTRA. FATO QUE PROVAVELMENTE TEM OCORRIDO, POIS AMBAS SÃO EMERGENTES E DEMONSTRAM ESTAR EM EXPANSÃO.