Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: CULTURA CORPORAL, ACERVO MOTOR, ENSINO FUNDAMENTAL, BOLSISTAS, BOLSISTAS Painel/Pôster AT 05: Educação física escolar e formação profissional
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52911
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A GinÁstica ArtÍstica (GA) É considerada uma das modalidades esportivas bÁsicas, na qual inclui as manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento e tem como caracterÍsticas comuns À intenÇÃo de expressÃo e comunicaÇÃo por meio de gestos. Nesse sentido o esporte pode proporcionar diversas possibilidades de movimentos, ampliando as habilidades motoras e controle postural dos alunos. AlÉm disso, as atividades desenvolvem respeito mÚtuo, dignidade, solidariedade e inclusÃo social na prÁtica do esporte. O objetivo deste trabalho foi de apresentar as vivÊncias prÁticas dos alunos para alÉm das atividades com bolas, ou seja, ampliando assim seus acervos motores e suas prÁticas corporais, devido seus movimentos diferenciados. As experiÊncias teÓricas e prÁticas foram vivenciadas por bolsistas graduandos de Licenciatura em EducaÇÃo FÍsica, do Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID), vinculado a UFRRJ, com o apoio financeiro da CAPES, atuantes na Escola Municipal do Rio de Janeiro. As aulas foram divididas em trÊs semanas e tiveram como foco as atividades de solo, ministradas para turmas de 6°ano. No desenvolvimento das aulas, cada bolsista ficou responsÁvel por um grupo de cinco alunos. Na primeira intervenÇÃo, foram propostas atividades de rolamento para frente e vela. Na segunda intervenÇÃo, foram realizadas dinÂmicas trabalhadas anteriormente e introduziu-se o rolamento para trÁs, ponte e saltos esticado e lateral. Na Última aula propÔs-se que os alunos apresentassem, em grupo, pequenas sequÊncias trabalhadas nas intervenÇÕes anteriores, com objetivo de conhecer, valorizar e desfrutar de diferentes manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, adotou-se como estratÉgia o trabalho em equipe para ratificar a importÂncia do respeito das dimensÕes afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos participantes. A partir das intervenÇÕes, percebeu-se, mesmo que de forma superficial, pois o tempo de intervenÇÃo na turma com o esporte foi curto, diversas contribuiÇÕes para com os alunos. Pode-se observar que foi o primeiro contado dos alunos com a GA e por sua vez, causou estranhamento. ApÓs as atividades propostas no decorrer das aulas, os alunos ganharam confianÇa em realizar os fundamentos bÁsicos, auxiliados pela professora e bolsistas. Outro aspecto positivo observado foi À evoluÇÃo do trabalho em equipe, no qual cada aluno incentivava e respeitava os limites corporais de seus pares. AlÉm disso, observou-se que É complexo para o professor abordar o conteÚdo de GA na escola, visto a demanda de atenÇÃo especÍfica necessÁria para alunos que nÃo conseguem executar os movimentos como os demais. Sendo assim, percebemos que nesse processo de ensino e aprendizagem as prÁticas sÃo de suma importÂncia e um conteÚdo interessante de que deve ser trabalhado no Ensino Fundamental, pois as atividades desenvolvem o domÍnio do corpo, a autonomia, o respeito das caracterÍsticas fÍsicas, alÉm do desempenho motor e postural dos aluno."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "CULTURA CORPORAL, ACERVO MOTOR, ENSINO FUNDAMENTAL, BOLSISTAS, BOLSISTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID223_15042019171128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLANE CARLA DA SILVA DO ESPÍRITO SANTO"
    "autor_nome_curto" => "CRISLANE CARLA"
    "autor_email" => "crislane_tijuk@live.com"
    "autor_ies" => "UFRRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52911
    "edicao_id" => 108
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "O PIBID E A PRÁTICA DOCENTE: INTRODUÇÃO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A GinÁstica ArtÍstica (GA) É considerada uma das modalidades esportivas bÁsicas, na qual inclui as manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento e tem como caracterÍsticas comuns À intenÇÃo de expressÃo e comunicaÇÃo por meio de gestos. Nesse sentido o esporte pode proporcionar diversas possibilidades de movimentos, ampliando as habilidades motoras e controle postural dos alunos. AlÉm disso, as atividades desenvolvem respeito mÚtuo, dignidade, solidariedade e inclusÃo social na prÁtica do esporte. O objetivo deste trabalho foi de apresentar as vivÊncias prÁticas dos alunos para alÉm das atividades com bolas, ou seja, ampliando assim seus acervos motores e suas prÁticas corporais, devido seus movimentos diferenciados. As experiÊncias teÓricas e prÁticas foram vivenciadas por bolsistas graduandos de Licenciatura em EducaÇÃo FÍsica, do Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID), vinculado a UFRRJ, com o apoio financeiro da CAPES, atuantes na Escola Municipal do Rio de Janeiro. As aulas foram divididas em trÊs semanas e tiveram como foco as atividades de solo, ministradas para turmas de 6°ano. No desenvolvimento das aulas, cada bolsista ficou responsÁvel por um grupo de cinco alunos. Na primeira intervenÇÃo, foram propostas atividades de rolamento para frente e vela. Na segunda intervenÇÃo, foram realizadas dinÂmicas trabalhadas anteriormente e introduziu-se o rolamento para trÁs, ponte e saltos esticado e lateral. Na Última aula propÔs-se que os alunos apresentassem, em grupo, pequenas sequÊncias trabalhadas nas intervenÇÕes anteriores, com objetivo de conhecer, valorizar e desfrutar de diferentes manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, adotou-se como estratÉgia o trabalho em equipe para ratificar a importÂncia do respeito das dimensÕes afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos participantes. A partir das intervenÇÕes, percebeu-se, mesmo que de forma superficial, pois o tempo de intervenÇÃo na turma com o esporte foi curto, diversas contribuiÇÕes para com os alunos. Pode-se observar que foi o primeiro contado dos alunos com a GA e por sua vez, causou estranhamento. ApÓs as atividades propostas no decorrer das aulas, os alunos ganharam confianÇa em realizar os fundamentos bÁsicos, auxiliados pela professora e bolsistas. Outro aspecto positivo observado foi À evoluÇÃo do trabalho em equipe, no qual cada aluno incentivava e respeitava os limites corporais de seus pares. AlÉm disso, observou-se que É complexo para o professor abordar o conteÚdo de GA na escola, visto a demanda de atenÇÃo especÍfica necessÁria para alunos que nÃo conseguem executar os movimentos como os demais. Sendo assim, percebemos que nesse processo de ensino e aprendizagem as prÁticas sÃo de suma importÂncia e um conteÚdo interessante de que deve ser trabalhado no Ensino Fundamental, pois as atividades desenvolvem o domÍnio do corpo, a autonomia, o respeito das caracterÍsticas fÍsicas, alÉm do desempenho motor e postural dos aluno."
    "modalidade" => "Painel/Pôster"
    "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional"
    "palavra_chave" => "CULTURA CORPORAL, ACERVO MOTOR, ENSINO FUNDAMENTAL, BOLSISTAS, BOLSISTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID223_15042019171128.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:50"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISLANE CARLA DA SILVA DO ESPÍRITO SANTO"
    "autor_nome_curto" => "CRISLANE CARLA"
    "autor_email" => "crislane_tijuk@live.com"
    "autor_ies" => "UFRRJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019"
    "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png"
    "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

A GinÁstica ArtÍstica (GA) É considerada uma das modalidades esportivas bÁsicas, na qual inclui as manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento e tem como caracterÍsticas comuns À intenÇÃo de expressÃo e comunicaÇÃo por meio de gestos. Nesse sentido o esporte pode proporcionar diversas possibilidades de movimentos, ampliando as habilidades motoras e controle postural dos alunos. AlÉm disso, as atividades desenvolvem respeito mÚtuo, dignidade, solidariedade e inclusÃo social na prÁtica do esporte. O objetivo deste trabalho foi de apresentar as vivÊncias prÁticas dos alunos para alÉm das atividades com bolas, ou seja, ampliando assim seus acervos motores e suas prÁticas corporais, devido seus movimentos diferenciados. As experiÊncias teÓricas e prÁticas foram vivenciadas por bolsistas graduandos de Licenciatura em EducaÇÃo FÍsica, do Programa Institucional de Bolsa de IniciaÇÃo À DocÊncia (PIBID), vinculado a UFRRJ, com o apoio financeiro da CAPES, atuantes na Escola Municipal do Rio de Janeiro. As aulas foram divididas em trÊs semanas e tiveram como foco as atividades de solo, ministradas para turmas de 6°ano. No desenvolvimento das aulas, cada bolsista ficou responsÁvel por um grupo de cinco alunos. Na primeira intervenÇÃo, foram propostas atividades de rolamento para frente e vela. Na segunda intervenÇÃo, foram realizadas dinÂmicas trabalhadas anteriormente e introduziu-se o rolamento para trÁs, ponte e saltos esticado e lateral. Na Última aula propÔs-se que os alunos apresentassem, em grupo, pequenas sequÊncias trabalhadas nas intervenÇÕes anteriores, com objetivo de conhecer, valorizar e desfrutar de diferentes manifestaÇÕes da cultura corporal do movimento. AlÉm disso, adotou-se como estratÉgia o trabalho em equipe para ratificar a importÂncia do respeito das dimensÕes afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos participantes. A partir das intervenÇÕes, percebeu-se, mesmo que de forma superficial, pois o tempo de intervenÇÃo na turma com o esporte foi curto, diversas contribuiÇÕes para com os alunos. Pode-se observar que foi o primeiro contado dos alunos com a GA e por sua vez, causou estranhamento. ApÓs as atividades propostas no decorrer das aulas, os alunos ganharam confianÇa em realizar os fundamentos bÁsicos, auxiliados pela professora e bolsistas. Outro aspecto positivo observado foi À evoluÇÃo do trabalho em equipe, no qual cada aluno incentivava e respeitava os limites corporais de seus pares. AlÉm disso, observou-se que É complexo para o professor abordar o conteÚdo de GA na escola, visto a demanda de atenÇÃo especÍfica necessÁria para alunos que nÃo conseguem executar os movimentos como os demais. Sendo assim, percebemos que nesse processo de ensino e aprendizagem as prÁticas sÃo de suma importÂncia e um conteÚdo interessante de que deve ser trabalhado no Ensino Fundamental, pois as atividades desenvolvem o domÍnio do corpo, a autonomia, o respeito das caracterÍsticas fÍsicas, alÉm do desempenho motor e postural dos aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.