Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

IMPLANTAÇÃO DE AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO DO RIO DE JANEIRO COMO UM LEGADO DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: CICLISMO, LEGADO OLÍMPICO, POLÍTICA PÚBLICA Painel/Pôster AT 07: Gestão da educação física e esporte
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Publicado em 19 de junho de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO OLÍMPICO E VISA APRESENTAR BREVEMENTE A SUA EXECUÇÃO COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA DE LEGADO OLÍMPICO DO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA. AO SEDIAR UM DOS MAIORES EVENTOS ESPORTIVOS DO MUNDO – OS JOGOS OLÍMPICOS, GRANDE MOBILIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS FOI REALIZADA, LEVANDO A UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO COM O LEGADO OLÍMPICO A SER GERADO. O CENTRO OLÍMPICO DE TREINAMENTO (COT) DA BARRA FOI CONSIDERADO PELO DOCUMENTO O “PROJETO DE LEGADO OLÍMPICO MAIS SIGNIFICATIVO DA CANDIDATURA DO RIO 2016”, POIS DARIA APOIO AOS PROGRAMAS ESPORTIVOS DESENVOLVIDOS NAS COMUNIDADES PRÓXIMAS A ELES, COM FOCO NO ESPORTE DE PARTICIPAÇÃO E NO ESPORTE EDUCACIONAL. RESPONSÁVEL POR ADMINISTRAR E VIABILIZAR A UTILIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES ESPORTIVAS OLÍMPICAS E PARAOLÍMPICAS DO PARQUE OLÍMPICO DA BARRA (POB), A AUTORIDADE DE GOVERNANÇA DO LEGADO OLÍMPICO (AGLO) DISPONIBILIZOU O ESPAÇO FÍSICO DO VELÓDROMO PARA QUE O MINISTÉRIO DO ESPORTE (ME) IMPLANTASSE NO ANO DE 2018 O PROGRAMA “ESPORTE E CIDADANIA PARA TODOS”. O OBJETIVO DO PROGRAMA É DESENVOLVER AULAS DE DIVERSAS MODALIDADES ESPORTIVAS, SENDO UMA DELAS O CICLISMO. NAS AULAS DE CICLISMO, BUSCA-SE ATENDER PRIORITARIAMENTE 30 CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VULNERABILIDADE SOCIAL, COM IDADE ENTRE 12 E 17 ANOS. FORAM CRIADAS 2 TURMAS DE 15 ALUNOS CADA UMA, COM AULAS ÀS SEGUNDAS, QUARTAS E SEXTAS FEIRAS, NO PERÍODO DA TARDE, COM A DURAÇÃO DE 2 HORAS DE AULA POR TURMA. OS ALUNOS UTILIZAM UNIFORMES CONFECCIONADOS PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO E BICICLETAS E CAPACETES CEDIDOS PELO COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. TRABALHAM NO PROJETO UM COORDENADOR, UM PROFESSOR, UM ESTAGIÁRIO E UMA ASSISTENTE SOCIAL. A INSCRIÇÃO É REALIZADA NO LOCAL COM A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS PESSOAIS E DE ATESTADO MÉDICO. O CONTEÚDO DAS AULAS OBJETIVA A INCLUSÃO SOCIAL, COM FOCO NA INICIAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO NA MODALIDADE PARA IDENTIFICAR E SELECIONAR TALENTOS PARA O ESPORTE. A IMPLANTAÇÃO DAS AULAS DE CICLISMO NO VELÓDROMO OLÍMPICO POSSIBILITOU UMA OPORTUNIDADE PARA CRIANÇAS E JOVENS CONHECEREM O CICLISMO E SIGNIFICA UM IMPORTANTE PROJETO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO NO BRASIL PARA A MODALIDADE, COM O OBJETIVO DE LONGO PRAZO DE FORMAÇÃO DE ATLETAS DE ALTO RENDIMENTO. O LEGADO ESPORTIVO PRECISA SER PLANEJADO E ESTAR INTEGRADO COM AS POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO, NECESSITANDO DE PARCERIAS DA INICIATIVA PRIVADA E DO ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE, COM PROFESSORES E TREINADORES DE MODALIDADES ESPORTIVAS. OUTRAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO AS AULAS DE CICLISMO SÃO FUNDAMENTAIS PARA GARANTIR A UTILIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA ESPORTIVA E O DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE SOCIAL, DE PARTICIPAÇÃO E DE RENDIMENTO DO PAÍS.

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