Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

(RE)XISTIR EM REDES DE LINGUAGENS NO SERTÃO DAS ÁGUAS: PRÁTICAS DOCENTES ALFABETIZADORAS NA CIBERCULTURA NA LICENCIATURA INTEGRADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

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Tais estudantes da docência, futuros professores alfabetizadores, participam de temas no campo da linguagem em língua materna e, no desenvolvimento de alguns temas, foi iniciada a montagem de uma pesquisa-formação que trabalha a alfabetização em língua materna, a partir de uma visão interdisciplinar, utilizando diversas linguagens e suportes no processo de aprendizagem, privilegiando a construção de fanzines pedagógicos, de um repositório de escrita infantil, uma exposição fotográfica e uma revista, que eram produzidas sobre a temática leitura e escrita, como potencial formativo e investigativo. Foram analisados os eventos de aula, a partir de diários de bordo dos sujeitos da pesquisa e os trabalhos confeccionados, evidenciando-se o desenvolvimento do trabalho pedagógico como enunciados que contêm uma narrativa possível dos conhecimentos tecidos entre a arte, a vida e o conhecimento. A análise inicial dos eventos de pesquisa permite concluir que o uso das fotografias, dos fanzines pedagógicos, do repositório de escrita infantil e da revista proporciona uma autoria "transgressora" dos sujeitos e potencializa o elo alfabetização em língua materna na cibercultura, constituindo-se uma questão importante para pesquisadores-formadores do campo que assumem uma perspectiva interdisciplinar e concebem os docentes autores de seus dizeres e fazeres. PALAVRAS-CHAVE: formação de professores, alfabetização, linguagem. Referências: ANDERSON, Higor Leal. Fotografias docentes: saberesfazeres alfabetizadores narrados em espaçostempos de formação de professores(as). Dissertação de mestrado, Educação,UNIRIO,2014. . BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992. ____.Discurso na vida e discurso na arte.Tradução para o português, feita por Carlos Alberto Faraco e Cristovão Tezza de "Discourse in life and discourse in art - concerning sociological poetics", publicada em V. N. Voloshinov, Freudism, New York. Academic Press, 1976. ____. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.2003. ____. Marxismo e Filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010. ____. Estética da Criação Verbal. SP: Martins Fontes, 2010. ____. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza de Toward a Philosophy of the Act. Austin: University of Texas Press, 1993a. São Carlos/SP: Pedro & João Editores, 2010. ____. A Cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo/Brasília: Hucitec/Editora Universidade de Brasília, 2008. CANÁRIO, Rui. O que é a escola? Porto: Porto Editora,2005. ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges. A pesquisa como eixo de formação docente. In: ______. (Org.). Professora-pesquisadora - uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 3. ______; SAMPAIO, Carmen Sanches. Diferença, alteridade e aprendizagem: desafios infantis ao saber docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - ENDIPE, XVI., Campinas, SP, 2012. Anais. Campinas, SP, 2012. GATTI, Benarderte A.. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. GERALDI, João Wanderley; FREITAS, Maria Tereza. Bakhtin é o pano de fundo ao modelo neoliberal da Educação. Encontros Possíveis,UFJF,2011. Disponível em: www.ufjf.br/revistaa3/.../small_youblisher.com-183638-Revista_A3_01_20_24.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2016. GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. Pedro & João editores, São Carlos,2010. GERALDI, J. W. & GERALDI, C. M. G. A domesticação dos agentes educativos: Há uma luz no fim do túnel. Revista Inter.Ação. Revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Goiânia n. 1 jan./jun. 2012.Disponível em:. Acesso em 10, jan. 2013. KRAMER, S. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. SP: Ática, 2006. LOPES, Ana Elisabete. GUSMÃO, Denise. PORTO, Cristina. Correspondências entrelaçadas: percursos de pesquisa com a fotografia. In: KRAMER, Sonia. NUNES, Maria Fernanda. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de J. W.Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, Nº 19, 2002. Disponível em:. Acesso em 15, set. 2011. LUCIO, Elizabeth Orofino. A palavra conta, o discurso desvela: saberes docentes na formação continuada de professores de leitura e escrita. Rio de janeiro,2016. Tese ( Doutorado Educação )- FE/UFRJ. No prelo. ______. Tecendo os fios da Rede: o programa Pró-letramento e a tutoria na formação continuada de professores da educação básica. Rio de Janeiro,2010. Dissertação (Mestrado Educação) - FE/UFRJ. Disponível em: . Acesso em 25, mar. 2014. LUCIO, E. O; VAREJÃO, J. D. S. F. O professor pesquisador e o professor alfabetizador nos espaços de formação continuada: olhares docentes sobre/para os alunos de classes populares das grandes metrópoles brasileiras. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais do XVI Encontro nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE: FE/UNICAMP. Campinas - SP. 2012. CD-ROM. ________ . As raízes da alfabetização e os sentidos dos (novos) discursos sobre alfabetização na formação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO DA ABALF. 1., 2013, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Brasileiro de"
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

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Tais estudantes da docência, futuros professores alfabetizadores, participam de temas no campo da linguagem em língua materna e, no desenvolvimento de alguns temas, foi iniciada a montagem de uma pesquisa-formação que trabalha a alfabetização em língua materna, a partir de uma visão interdisciplinar, utilizando diversas linguagens e suportes no processo de aprendizagem, privilegiando a construção de fanzines pedagógicos, de um repositório de escrita infantil, uma exposição fotográfica e uma revista, que eram produzidas sobre a temática leitura e escrita, como potencial formativo e investigativo. Foram analisados os eventos de aula, a partir de diários de bordo dos sujeitos da pesquisa e os trabalhos confeccionados, evidenciando-se o desenvolvimento do trabalho pedagógico como enunciados que contêm uma narrativa possível dos conhecimentos tecidos entre a arte, a vida e o conhecimento. 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ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwiges. A pesquisa como eixo de formação docente. In: ______. (Org.). Professora-pesquisadora - uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. 3. ______; SAMPAIO, Carmen Sanches. Diferença, alteridade e aprendizagem: desafios infantis ao saber docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - ENDIPE, XVI., Campinas, SP, 2012. Anais. Campinas, SP, 2012. GATTI, Benarderte A.. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. GERALDI, João Wanderley; FREITAS, Maria Tereza. Bakhtin é o pano de fundo ao modelo neoliberal da Educação. Encontros Possíveis,UFJF,2011. Disponível em: www.ufjf.br/revistaa3/.../small_youblisher.com-183638-Revista_A3_01_20_24.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2016. GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. Pedro & João editores, São Carlos,2010. GERALDI, J. W. & GERALDI, C. M. G. 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