RICCIARDI, Rafael Mendes Gomes. Pro-ifal 2016. Anais VII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/52547>. Acesso em: 23/11/2024 05:59
PRO-IFAL 2016 Autor: Rafael Mendes Gomes Ricciardi/ ricciardi.rafael1997@gmail.com/ IFAL-Maceió Eixo Temático: Educação, diversidade e inclusão social Agência Financiadora:IFAL Resumo O PRO-IFAL trata-se de um curso preparatório para a prova de seleção dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino médio ofertados pelo IFAL. São ministradas aulas de Português e Matemática de acordo com o edital de seleção do ano anterior. O curso acontece no campus Maceió do IFAL. O presente trabalho refere-se ao curso ministrado no ano de 2016, na ocasião de retorno do curso depois um certo tempo de suspensão. O curso tem como objetivo principal promover o ingresso de alunos vindos de comunidades carentes no IFAL os ajudando a sanar dúvidas a respeito de conteúdos básicos no ensino de matemática e língua portuguesa, além de mostrar a importância de estudar e ter uma formação na instituição. O Programa é destinado a alunos que estão cursando o 9º ano do Ensino Fundamental de escolas pública, o curso também é ofertado para alunos do ensino médio que desejam cursar, ingressar no IFAL, porém, a prioridade é para alunos do 9° ano do ensino fundamental. Os que participam do projeto no campus Maceió do IFAL são oriundos de diversas escolas públicas, totalizando 160 alunos, divididos em quatro turmas de 40 alunos, nos períodos matutino e vespertino, tendo como critério para a seleção o desempenho escolar no ano anterior e também a avaliação de comportamento feita pelos professores da escola que o concorrente estuda. O curso se deu no período de maio a novembro de 2016, sendo interrompido prematuramente no mês de outubro pelas ocupações e protestos contra o governo. As provas de seleção foram realizadas no dia 11 de dezembro de 2016. Durante o curso foram utilizados diversos materiais para auxiliar os alunos participantes durante o decorrer do curso, tais como os próprios livros didáticos dos alunos, pois é a forma que os mesmo tinham para estudos em casa; apostila oferecida pela instituição além dos exames de seleção realizados nos anos anteriores. Foi utilizados também livros disponíveis na biblioteca da instituição. Neste caso os alunos foram orientados pelos professores do funcionamento da biblioteca da instituição além de como se comportar na biblioteca, visto que alguns alunos vinham de escolas que não oferecem esse espaço. A metodologia usada durante o curso, principalmente na eixo da matemática, foram aulas expositivas, utilizando quadro branco e pincel; Resolução de exercícios e provas de exames anteriores; Desafios enviados pelo grupo durante a semana; Utilização de materiais manipuláveis e jogos didáticos. Além de aulas dinâmicas sobre outras disciplinas como geografia e história promovidas pelo coordenador do projeto. O projeto sofreu atrasos pela baixa adesão por parte dos alunos, o que acarretou na necessidade de uma ampla divulgação com o corpo docente e administrativo nas próprias escolas. Tendo em vista que o programa não pode ser concluído de forma adequada pelo acontecimento das ocupações, ainda assim uma parte do alunos foram bem sucedidos no exame de seleção para o IFAL. Os alunos demonstraram bastante interesse e entusiasmo durante o decorrer do programa, vários alunos que apresentavam dificuldades em nos conhecimentos básicos de matemática, como as quatro operações, frações e etc. Demonstraram melhora significativa até o final do curso. O sucesso das turmas do ano de 2016 garantiram que o programa pudesse se suceder e ser ampliado nos anos posteriores. De maneira geral, o programa demonstrou ser extremamente necessário para o auxílio destes alunos que sofrem com a precariedade do ensino em escolas públicas e têm agora a oportunidade, nos anos vindouros com a sucessão do programa PRO-IFAL , de terem uma educação de melhor qualidade. Palavras-chave: PRO IFAL, Inclusão social, ensino técnico, didática. Referências: Sampaio, Fausto Arnaud Matemágica: história, aplicações e jogos matemáticos - Vol. I Papirus, 2005 FREIRE, Paulo Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. IEZZI, Gelson matemática e realidade: 6° ano / Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antônio Machado - 6. Ed - São Paulo: Atual, 2009. DANTE, Luizz Roberto Tudo é matemática: 7° - 3. Ed. - São Paulo: àtica, 2009. DANTE, Luiz Roberto Tudo é matemática: 8° - 3. Ed. - São Paulo: àtica, 2009. DANTE, Luiz Roberto Tudo é matemática: 9° - 3. Ed. - São Paulo: àtica, 2009. BNCC - Base nacional curricular - 2017 https: //exame3. ifal. edu .br /files/ Conteudo Matematica Integrado8. pdf https: //exame3. ifal. edu br /files/ Conteudo Humanas ntegrado 8. pdf https: //exame3. ifal. edu.br /files/ Conteudo Lportuguesa Integrado 7. Pdf SILVA, Ailton Luiz da Pró-IFAL Apostila de matemática / Ailton Luiz da Silva, José Antônio Pereira da Costa, José Jefferson Rocha Wanderley, Nilson Salvador dos Santos, Uelmo Simões de Oliveira - 1. Ed. Alagoas: PROEX, 2012 ARANÃO, Ivana V. D. A matemática através de brincadeiras e jogos. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. 91 p. (Atividades) BARBOSA, Ruy Madsen. Conexões e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. 159 p. (O professor de matemática, 1)