O texto analisa a formação do pedagogo realizada pela Universidade Aberta do Brasil - UAB, no escopo do Edital Nº 01/2006 - SEED/MEC envolvendo a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior - CAPES e a Universidade Estadual do Ceará - UECE. O curso de Pedagogia UAB/UECE foi criado em 2008 e implantado em 2009, tendo expansão gradativa, no contexto de ampliação da oferta de primeira licenciatura, para professores sem formação ou detentores de formação inadequada, com atuação na docência da educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais, em exercício nas instituições escolares vinculadas a rede pública de ensino do Ceará. Objetiva discutir as estratégias aplicadas pelos estudantes do curso de Pedagogia UAB/UECE, para conciliar trabalho e formação, narrados de forma descritiva e reflexiva em seus memoriais de formação, constituindo-se em uma pesquisa de natureza qualitativa. A pesquisa envolveu estudo bibliográfico e documental, mediante exploração de documentos oficiais e institucionais (Projeto Pedagógico de Curso, manuais de orientação e módulos de estudos) produzidos como guias de orientação para a qualificação de docentes em vários polos localizados no Ceará. A amostra comportou todos os estudantes regularmente matriculados na turma 2014, que concluíram e integralizaram os componentes da formação, estágios curriculares e o trabalho de conclusão de curso - TCC. Como forma de ampliar e fortalecer a pesquisa explorou-se bancos de dados do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA/UECE sobre informações e concepções dos alunos em relação ao processo formativo, na perspectiva de compreender como estes conseguiram articular formação em serviço e atuação profissional docente, observando diretrizes da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, materializada no Decreto 6.755/2009. A educação a distância (EaD) tem, no Brasil, uma história relativamente curta, considerando a sua aplicação na oferta de cursos regulares voltados para a formação e desenvolvimento profissional docente. No âmbito das políticas educacionais atuais, que colocaram a profissionalização como ponto fundamental, a modalidade de formação via EaD apresentou-se como uma alternativa viável no cenário de conciliação dos processos laborais e formativos, objetivando atender as diretrizes regulamentares do Ministério da Educação, relativas às exigências mínimas de formação para o magistério. O estudo objetiva conhecer a história de trabalho e formação dos professores concludentes mediante exploração de seus memoriais de formação, produzidos como trabalho de Conclusão de Curso - TCC. Os memorias sistematizam a trajetória formativa, constituindo-se um texto de natureza descritiva, com o objetivo de realizar ação reflexiva individual e coletiva sobre a docência, como exercício teórico-prático na escola de educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais. Os estudos, pesquisas e práticas pedagógicas, intervenções e estágios curriculares são retomados e explorados nos dois últimos semestres do curso, com a finalidade de analisar a trajetória formativa e refletir sobre suas potencialidades e limitações. O memorial como registro desse percurso representa "o processo resultante da rememoração com reflexão sobre fatos narrados - oralmente e/ou por escrito - que formem uma trama (um enredo) com sentido para o sujeito da narração, com a intenção, pois haverá sempre uma intencionalidade, de clarificar aspectos, dimensões e momentos da própria formação. " (Frison e Abrahão, 2012, p. 45). As idas e vindas resultam em um texto narrativo e descritivo que visa produzir uma reflexão fundamentada e orientada com base nas práticas desenvolvidas, com foco na preparação e desenvolvimento profissional docente. O estudo compreendeu o período 2014/2018, correspondendo ao atendimento em 05 (cinco) polos credenciados pela CAPES, localizados nas cidades de Beberibe, Caucaia, Jaguaribe, Limoeiro do Norte e Quixeramobim. O estudo de natureza qualitativa considerou as contribuições teóricas e estudos de Pimenta e Lima (2010), Nóvoa (1992; 2009), Mugnol (2009), Minayo (2003), Giolo (2008), dentre outros autores. As narrativas explicitadas nos trabalhos denunciam e anunciam: 1) quebra de acordos pelas Secretarias Municipais de Educação - SMEs, quanto ao custeio e apoio logístico destinado a assegurar os deslocamentos das cidades origens dos estudantes para a cidade do polo UAB, corroborando para fragilizar a participação nos momentos presenciais e comprometer a qualidade do processo formativo; 2) os encontros presenciais são fundamentais para qualificar a formação, na medida em que aproximam formadores e formandos, oportunizando o aprofundamento e ampliação dos conhecimentos e saberes; 3) Os polos apresentam estruturas precárias quanto a laboratórios de informática, ensinos e bibliotecas; 4) Indicadores de resistências e limitações por parte dos sistemas municipais de educação com relação a acolhida dos estudantes visando o desenvolvimento dos estágios curriculares (educação infantil, gestão escolar e ensino fundamental anos iniciais); 5) dificuldades para conciliar trabalho e formação em decorrência das rotinas laborais e relações no processo de trabalho, que inviabilizam participação efetiva e envolvimento sistemático dos estudantes; 6) as dificuldades identificadas no desenvolvimento do curso com relação ao desenvolvimento de competências básicas articuladas a leitura e a escrita. Referências: FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Formação de professores, memórias e narrativas. In: ARAÚJO, Mairce da Silva; MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos (orgs.). Vozes da educação: formação de professores, narrativas, políticas e memórias. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. p. 41-58.