Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O USO DO GÊNERO TEXTUAL “POEMA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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Para tanto, as atividades foram desenvolvidas com alunos de sétimo ano de uma escola da zona rural, no município de Brejo Santo, Ceará, e essas ações visavam uma consciência sustentável com foco na diminuição do desperdício de alimentos no meio em que convivem e em escala mundial, a partir de uma ação cultural. O desperdício de alimento não é um mal social exclusivo do Brasil, a maioria dos países sofrem com essa problemática. Enquanto bilhões de pessoas passam fome, toneladas de alimentos são jogadas no lixo. Segundo dados publicados pelo Banco de Alimentos, o Brasil é campeão mundial de desperdício em alimentos, jogando no lixo 12 bilhões de reais em comida por ano (POLATO, 2013). Esse índice assustador e contraditório só aumenta, ano após ano. Na tentativa de alertar para esse problema, a FAO publicou um manual prático que contém todas as principais sugestões de como reduzir a perda e o desperdício de alimentos, considerando cada uma das etapas da cadeia alimentar. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O USO DO GÊNERO TEXTUAL "POEMA" COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS Andreína Severo Figueiredo [1]/ andreina.severo.ufca@gmail.com/Universidade Federal do Cariri Bruna Jaíne Vasques [2] / brunnavasquez@gmail.com / Universidade Federal do Cariri Francione Charapa Alves [3] / francione.alves@ufca.edu.br / Universidade Federal do Cariri Eixo Temático: Alfabetização e letramentos - com ênfase em referenciais, metodologias e práticas aplicadas na alfabetização, numeramento e no letramento científico. Agência Financiadora: PIBID/CAPES Resumo Este texto é fruto de um projeto que trabalhou com a temática do desperdício alimentar em que trouxemos o gênero textual "poema" para o trabalho com esse tema que é cultural, social, ambiental e econômico. Assim, o texto objetiva refletir sobre a alimentação e seu desperdício na escola. 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