Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE O PROJETO INSTITUCIONAL E OS PLANOS DE ATIVIDADES DOS NÚCLEOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

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Assim, considera-se imprescindível uma análise dos meandros deste programa, no sentido de entrecruzar a proposta do Projeto Institucional e suas manifestações nos distintos planos de atividades dos doze núcleos da UNIPAMPA, que decorrem do planejamento conjunto entre coordenadores de área, supervisores e bolsistas de iniciação à docência. Estes planos de atividades foram construídos na segunda quinzena de agosto de 2018, após a elaboração coletiva do Projeto Institucional entre coordenação institucional e coordenadores de área de cada subprojeto/núcleo. O plano de atividades é a expressão da intenção e programação do trabalho do grupo que compõe o núcleo (discentes, supervisores e coordenadores de área), devendo ter articulação com o Projeto Institucional e considerar os itens 9.7.1 e 9.7.2 do Edital 07/2018 da CAPES, os quais se referem respectivamente aos princípios e às características da iniciação à docência. Para a efetivação da investigação proposta, procedeu-se à análise discursiva (GILL, 2002; MAINGUENEAU, 1993) dos enunciados presentes em tais documentos. Diante do contexto político atual, em relação aos programas educacionais, principalmente no que tange à formação de professores e às licenciaturas, estas análises buscaram compreender e descrever como o PIBID pode colaborar na formação reflexiva de professores e de que forma o planejamento das ações deste programa em uma IES corrobora com o que vem sendo discutido por autores que investigam a constituição da docência na contemporaneidade. A importância da prática docente reflexiva vem sendo discutida por alguns estudiosos como Tardif (2002, p. 36), pois "a relação dos docentes com os saberes não se reduz a uma função de transmissão de conhecimentos já constituídos". Para esse autor, os saberes docentes são construídos através dos programas de formação, das áreas de conhecimento escolares, das ações coletivas na instituição escolar e dos próprios saberes do professor. Nóvoa (1995, p.16), entende a profissão docente como "[...] um lugar de lutas e de conflitos, é um espaço de construção de maneiras de ser e estar na profissão". Conforme Garcia, Hipólito e Vieira (2005, p.48), a identidade profissional docente pode ser entendida como "[...] posições de sujeito que são atribuídas, por diferentes discursos e agentes sociais, aos professores e professoras no exercício de suas funções em contextos laborais concretos". Considerando este último aspecto apontado pelos autores, o PIBID tem como marca a inserção dos discentes desde o primeiro semestre do curso de licenciatura no contexto escolar e os coloca em enfrentamento com a complexidade da concretude dessa realidade. Diante do exposto teoricamente, a articulação dos quatro subprojetos com o Projeto Institucional PIBID/UNIPAMPA foi constituída pelos princípios do aprofundamento reflexivo e da inovação pedagógica. Os quatro subprojetos e os seus respectivos doze núcleos que compõem o Projeto Institucional do PIBID/UNIPAMPA apontam em seus objetivos a importância do regime colaborativo entre escola e universidade, para oportunizar a ampliação do domínio teórico dos estudos sobre currículo e metodologias de ensino, a fim de contribuir para a superação de problemas de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, os objetivos dos núcleos manifestam o interesse por uma demanda importante para a educação básica, que é a aprendizagem efetiva pelos alunos, comprometendo-se não somente com a formação qualificada do licenciando, mas também com os sujeitos aprendizes da instituição escolar. Em relação ao aprofundamento reflexivo, o Projeto Institucional da UNIPAMPA indica os seguintes pilares de base para os objetivos e as ações dos subprojetos e seus respectivos núcleos: "a) o desenvolvimento da autonomia pedagógica pelo discente licenciando; b) a análise da complexidade das ações escolares através da construção coletiva de saberes docentes e das noções de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade; c) a ampliação das habilidades linguísticas dos alunos participantes da iniciação à docência, por meio do letramento científico e acadêmico" (UNIPAMPA, 2018). No que diz respeito à inovação pedagógica, "como alinhamento institucional este projeto aponta como fios articuladores entre todos os subprojetos e núcleos: a) a investigação de estratégias didático-pedagógicas, tecnologias da informação e educacionais e a exploração e invenção de diversos recursos didáticos, de acordo com os contextos de inserção da iniciação à docência; b) a pesquisa bibliográfica acerca de referenciais teóricos atuais sobre educação, formação de professores e planejamento, a fim de promover a invenção e a re-invenção de práticas pedagógicas; c) o fomento à elaboração de documentação pedagógica, através de diferentes registros gráficos e imagéticos, que permitam a análise didática pelos discentes, a sua avaliação e acompanhamento"(UNIPAMPA, 2018). Na esteira do que foi contemplado nos objetivos específicos dos núcleos de iniciação à docência em relação ao Projeto Institucional, podemos visibilizar a presença de enunciados como: "a articulação entre universidade e escola"; "a investigação e caracterização da realidade escolar", especialmente situada no início do projeto, na etapa de imersão dos discentes na escola; a valorização da escola como "espaço constituído e constituidor de saberes docentes"; o desenvolvimento de "pesquisa" e "escrita reflexiva"; o aprimoramento da "capacidade perceptiva, reflexiva e crítica do leitor"; o planejamento e a realização de "intervenções didático-pedagógicas" em relação às áreas de conhecimento de cada subprojeto e núcleo de iniciação à docência, entre outros enunciados presentes em seus objetivos específicos, que apresentam ressonâncias discursivas em relação ao Projeto Institucional. Isto torna o PIBID/UNIPAMPA um programa que busca a coerência entre o Projeto Institucional e os planos de atividades dos núcleos, no sentido de garantir a sua consistência interna, o caráter complexo e em espiral de suas atividades, viabilizado por uma perspectiva interdisciplinar de planejamento das ações. Palavras-chave: PIBID, formação docente, Projeto Institucional, planos de atividades. Referências BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Chamada pública para apresentação de propostas. Edital nº 7/2018. GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.1, p. 45-56, jan./abr. 2005. GILL, Rosalind. Análise de discurso. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. p. 244-270. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE O PROJETO INSTITUCIONAL E OS PLANOS DE ATIVIDADES DOS NÚCLEOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Patrícia dos Santos Moura/patriciamouraunipampa@gmail.com/UNIPAMPA Eixo Temático: 8 Formação inicial e continuada de professores Agência Financiadora: CAPES Resumo O presente trabalho tem por objetivo apontar as contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), fomentado pela CAPES, na formação inicial de professores, a partir da análise do Projeto Institucional deste programa na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA/RS e suas relações e efeitos nos planos de atividades dos núcleos de iniciação à docência que a compõem. Esta investigação decorre das demandas e problemáticas que afetaram o PIBID em meio a uma crise política, a qual interferiu no modo como este programa continuou existindo nas Instituições de Ensino Superior (IES). 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