Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA COMO LOCAL DETERMINANTE PARA A FORMAÇÃO E ASCENSÃO SOCIAL DOS SUJEITOS NA AMAZÔNIA SUL OCIENTAL

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Este trabalho fez uma reflexão da pratica docente, dessa forma abrindo caminho para que outros profissionais vejam a importância dessa metodologia, fazendo uma analise reflexiva sobre: (i) trajetória de formação escolar, (ii) inserção na docência, (iii) experiências e prática na docência e (iv) processo de desenvolvimento profissional, possibilitando a construção de um profissional capaz de lidar com as dificuldades existentes na área educacional. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste na pesquisa qualitativa construída a partir dos relatos autobiográficos dos autores. Diante disso, neste estudo são apresentados reflexões, discussões e "desabafos" sobre as histórias de vidas dos autores, confirmando a importância da escola como fator decisivo para a formação e ascensão social dos sujeitos. Por isso, esse estudo torna-se muito importante por mostrar e ao mesmo tempo comprovar que a escola como entidade de ensino emancipadora, tem a capacidade de transformar a vida dos sujeitos, uma vez que esses são exemplos "vivos" disso. Diante desta perspectiva utilizamos como principais cunhos bibliográficos: Chizzotti (2005); Josso (2004); Rodrigues e Gabriel (2003); Vasconcelos (2003); Pimenta (2007); Ludke e Boing (2004); Veiga (2010); Imbernón (2016); Carvalho (2017). No ano de 2009, momento em que a UFAC se encontrava em fase de conclusão das atividades do Programa Especial de Formação de Professores para Zona Urbana/Municípios de Difícil Acesso e do Programa Especial de Formação de Professores para Zona Rural, o governo federal através do decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior-CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada e dá outras providências". Conforme explicita o artigo 1º, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica tem a finalidade de organizar, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica. Nesse novo cenário da formação de professores a CAPES lança então o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR para ofertar turmas especiais em cursos de graduação em licenciaturas. Trata-se de um programa que fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de primeira licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica assim configurados: primeira licenciatura - para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula; segunda licenciatura - para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de educação básica e formação pedagógica - para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica. O objetivo do plano é induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN-9394/96 e contribuam para a melhoria da qualidade de ensino no País. Na modalidade presencial é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do decreto nº 6.755/2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior - IES. No estado do Acre, o programa foi realizado nos meses de janeiro a março com uma carga horária diária em torno de 8 horas. Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem: a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de Educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado. No Estado do Acre, a Universidade Federal do Acre/UFAC só efetivou adesão ao programa no ano de 2012, sendo que efetivamente as atividades de formação foram iniciadas no segundo semestre de 2013 com a abertura de turmas especiais de licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas, Letras/Vernáculo e Geografia, atendendo toda a demanda de formação que havia sido cadastrada na Plataforma Freire no ano 2013. No ano de 2015 foram implantadas outras oito turmas de Pedagogia e no ano de 2016, uma turma de Letras/Vernáculo e uma turma de História. Presentemente, o PARFOR atendeu a 11 dos 22 municípios acrianos. (I) Cruzeiro do Sul, (II) Marechal Thaumaturgo, (III) Porto Walter, )IV) Jordão, (V) Santa Rosa do Purus, (VI) Feijó, (VII) Tarauacá, (VIII) Brasilea, (IX) Plácido de Castro, (X) Rio Branco (Bujari), (XI) Sena Madureira. Toda gestão acadêmica, pedagógica e administrativa das ações do PARFOR no âmbito da UFAC estão concentradas na coordenação institucional do PARFOR, inserida na estrutura organizacional da Pró Reitoria de Graduação/PROGRAD em articulação com as unidades acadêmicas aos quais os cursos objeto das respectivas áreas de formação estão vinculados. No interior do Estado, além dos espaços próprios da UFAC (campus sede em Rio Branco, campus de Cruzeiro do Sul e pólos em Feijó, Sena Madureira e Tarauacá), as atividades de formação do PARFOR são realizadas em ambientes cedidos pelos diferentes parceiros que se integram à execução do PARFOR. Em linhas gerais pode-se ressaltar que a inserção do PARFOR, no contexto e na realidade educacional acriana, enquanto programa e estratégia de formação de professores tem se constituído na possibilidade efetiva de ampliar o debate e a reflexão acerca das múltiplas dimensões e determinações que interferem sobre a formação, o trabalho e a prática pedagógica dos professores em contexto e realidade amazônica. Neste sentido, é preciso então não desconsiderar os estudos e as reflexões produzidas no campo da formação de professores e em educação que indicam, dentre outros aspectos, que a formação de professores é um processo complexo e plural no qual se mesclam diferentes saberes e dimensões constitutivas tanto da própria formação quanto da prática pedagógica. Portanto, essa pesquisa deixa claro que os relatos de vidas nos oportunizaram fazermos da nossa própria história, mecanismos de reflexões capazes de influenciar na tomada de decisão de outros professores, além de identificar a escola como um local determinante para ascensão social dos sujeitos. Palavras-chave: História de vida; Formação escolar; Inserção na docência. Referências AMBROSETTI, Neusa Banhara, ALMEIDA, Patrícia Cristina Albeiri de. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. Revista Brasileira de. Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009."
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(I) Cruzeiro do Sul, (II) Marechal Thaumaturgo, (III) Porto Walter, )IV) Jordão, (V) Santa Rosa do Purus, (VI) Feijó, (VII) Tarauacá, (VIII) Brasilea, (IX) Plácido de Castro, (X) Rio Branco (Bujari), (XI) Sena Madureira. Toda gestão acadêmica, pedagógica e administrativa das ações do PARFOR no âmbito da UFAC estão concentradas na coordenação institucional do PARFOR, inserida na estrutura organizacional da Pró Reitoria de Graduação/PROGRAD em articulação com as unidades acadêmicas aos quais os cursos objeto das respectivas áreas de formação estão vinculados. No interior do Estado, além dos espaços próprios da UFAC (campus sede em Rio Branco, campus de Cruzeiro do Sul e pólos em Feijó, Sena Madureira e Tarauacá), as atividades de formação do PARFOR são realizadas em ambientes cedidos pelos diferentes parceiros que se integram à execução do PARFOR. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

A importância da escola como local determinante para a formação e ascensão social dos sujeitos na Amazônia Sul Ociental Pierre André Gracia Pires. . Universidade Federal do Acre/UFAC Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Resumo O presente trabalho tem como objetivo de estudo a história de vida dos acadêmicos do curso Pedagogia da Universidade Federal do Acre/UFAC, pólo Feijo no estado do Acre. A proposta parte da necessidade dos acadêmicos do curso de Pedagogia do Programa de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR concluírem seu curso com a apresentação do trabalho de conclusão de curso-TCC. Diante disso foram traçados também os seguintes objetivos específicos: (I) identificar as formas de contribuição da escola para a formação do sujeito e (II) analisar o processo de ascensão social por meio da escola. Este trabalho fez uma reflexão da pratica docente, dessa forma abrindo caminho para que outros profissionais vejam a importância dessa metodologia, fazendo uma analise reflexiva sobre: (i) trajetória de formação escolar, (ii) inserção na docência, (iii) experiências e prática na docência e (iv) processo de desenvolvimento profissional, possibilitando a construção de um profissional capaz de lidar com as dificuldades existentes na área educacional. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho consiste na pesquisa qualitativa construída a partir dos relatos autobiográficos dos autores. Diante disso, neste estudo são apresentados reflexões, discussões e "desabafos" sobre as histórias de vidas dos autores, confirmando a importância da escola como fator decisivo para a formação e ascensão social dos sujeitos. Por isso, esse estudo torna-se muito importante por mostrar e ao mesmo tempo comprovar que a escola como entidade de ensino emancipadora, tem a capacidade de transformar a vida dos sujeitos, uma vez que esses são exemplos "vivos" disso. Diante desta perspectiva utilizamos como principais cunhos bibliográficos: Chizzotti (2005); Josso (2004); Rodrigues e Gabriel (2003); Vasconcelos (2003); Pimenta (2007); Ludke e Boing (2004); Veiga (2010); Imbernón (2016); Carvalho (2017). No ano de 2009, momento em que a UFAC se encontrava em fase de conclusão das atividades do Programa Especial de Formação de Professores para Zona Urbana/Municípios de Difícil Acesso e do Programa Especial de Formação de Professores para Zona Rural, o governo federal através do decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Pessoal de Nível Superior-CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada e dá outras providências". Conforme explicita o artigo 1º, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica tem a finalidade de organizar, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas da educação básica. Nesse novo cenário da formação de professores a CAPES lança então o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/PARFOR para ofertar turmas especiais em cursos de graduação em licenciaturas. 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O objetivo do plano é induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN-9394/96 e contribuam para a melhoria da qualidade de ensino no País. Na modalidade presencial é um programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do decreto nº 6.755/2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior - IES. No estado do Acre, o programa foi realizado nos meses de janeiro a março com uma carga horária diária em torno de 8 horas. 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