Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TRABALHANDO COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS DE PEQUENO CUSTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

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Desta forma, esse trabalho tem como objetivo descrever e analisar as atividades aplicadas durante a regência do estágio supervisionado, do curso de Licenciatura em Matemática de Universidade Publica. As atividades foram desenvolvidas no 6º ano com conteúdos de números decimais e porcentagem, e no 7º ano do ensino fundamental o tema trabalhado foi polígonos, a metodologia que foi utilizada previa a utilização de materiais manipuláveis. A utilização dos materiais manipulativos oferece uma série de vantagens para a aprendizagem das crianças entre outras, podemos destacar: a) Propicia um ambiente favorável à aprendizagem, pois desperta a curiosidade das crianças e aproveita seu potencial lúdico; b) Possibilita o desenvolvimento da percepção dos alunos por meio das interações realizadas com os colegas e com o professor; c) Contribui com a descoberta (redescoberta) das relações matemáticas subjacente em cada material; d) É motivador, pois da um sentido para o ensino da matemática (SARMENTO, 2012). Inicialmente tivemos uma preparação para a regência por meio da observação das turmas do 6º e 7º ano e da instituição de ensino, para que dessa forma pudéssemos conhecer melhor os alunos e a realidade do colégio, foi então que a professora regente da sala de aula sugeriu os conteúdos de porcentagem e polígonos para as respectivas séries. Em relação aos materiais manipuláveis para o ensino de matemática, foi perceptível que a escola conta com poucos recursos, sendo proposto então a elaboração de um material manipulável de baixo custo e que futuramente a professora supervisora pudesse usar. No 6º ano a aula se iniciou com questionamentos aos alunos sobre o que eles entendiam por porcentagem. Como as respostas foram as mais diversas possíveis, foi formalizado no quadro negro o conceito de porcentagem, logo após foi entregue aos alunos exemplos do cotidiano que envolva porcentagem através de encarte de supermercados e lojas. Em um segundo momento, foi abordado a atividade "A porcentagem dos quadrinhos", essa atividade foi confeccionada pelos estagiários que foi construído com EVA e canetas, formando assim uma malha quadriculada 10x10, nessa malha tinha letras a, b e c de forma aleatória, com quantidades diferentes e eram removíveis, no qual a classe tinha que responder qual a proporcionalidade na forma de porcentagem de uma determinada letra em relação a quantidade total de quadrinhos. No desenvolver da aula foram chamados no quadro um dos alunos para escolher uma quantidade de letras e um aluno para representa-la em porcentagem, e cada aluno deveria chamar um colega que ainda não tinha ido. Ficou claro grande interesse por parte dos alunos na participação e na compreensão visual da ideia de porcentagem, desta forma o objetivo da aula foi alcançado, visto que os alunos puderam compreender o conceito de porcentagem. No 7º ano a aula iniciou com questionamentos aos alunos se eles sabiam o que eram polígonos e se poderiam citar alguns exemplos. Retomamos as conclusões dos mesmos sobre polígono e formalizamos no quadro a definição, as características dos polígonos, classificação e os tipos, depois disso foi entregue aos alunos barbante e pedaços de canudos, e as instruções foram as seguintes: 1º foi proposto que forma que passassem o barbante dentro de certa quantidade de pedaços de canudos e que a partir disso construíssem polígonos convexos, 2º a partir do polígono construído, foi sugerido ao aluno que desenhasse o polígono no seu caderno e classificassem suas características segundo foi abordado, o processo se repetiu para elaboração dos polígonos não convexos, os alunos em sua maioria foram muito criativos no momento da construção dos polígonos. Com isso foi perceptível que por parte dos alunos alcançaram os objetivos da aula que era de identificação dos elementos dos polígonos como lados, ângulos e vértices e a classificação dos mesmos quanto as suas características, desta forma ficou cognoscível grande facilidade dos alunos em trabalhar construindo os polígonos tanto na elaboração do polígono propriamente dito como em manusear o material manipulável fazendo com que fique claro o conteúdo abordado. Contudo, as habilidades desenvolvidas nesta regência muito contribuíram para a formação como futuro professor, permitindo a utilização de uma metodologia diversificada, com o auxílio de materiais manipuláveis de baixo custo e fácil confecção. Para a elaboração dos materiais o custo foi de aproximadamente R$5,00, e sua elaboração pode ser feita pelo professor e até mesmo pelos alunos. Palavras-chave: Materiais Manipuláveis, Estágio Supervisionado, Polígonos, Porcentagem. Referências: MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaiegra.asp&IDici=125. Acesso em: 27 de setembro de 2018. SARMENTO, Alan Kardec Carvalho. A utilização dos materiais manipulativos nas aulas de matemática. Disponível em: < http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/VI.encontro.2010/GT_02_18_2010.pdf>. Acesso em 28 setembro 2018 "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

TRABALHANDO COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS DE PEQUENO CUSTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Mariana Vasconcelos Negrini /mariana_vasconcelos_@hotmail.com /Universidade Tecnológica Federal do Paraná Eixo Temático: (Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodologias e práticas docentes). Resumo O estágio, em específico, a regência permite que os alunos comecem a assumir a posição de professores e por isso, muitas vezes acaba sendo seu primeiro contato com o futuro ambiente de trabalho. A experiência do estágio é essencial para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades de ensino e bem preparados para a docência. Ao chegar à universidade, o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes é difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (MAFUANI, 2011). Desta forma, esse trabalho tem como objetivo descrever e analisar as atividades aplicadas durante a regência do estágio supervisionado, do curso de Licenciatura em Matemática de Universidade Publica. As atividades foram desenvolvidas no 6º ano com conteúdos de números decimais e porcentagem, e no 7º ano do ensino fundamental o tema trabalhado foi polígonos, a metodologia que foi utilizada previa a utilização de materiais manipuláveis. 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Em relação aos materiais manipuláveis para o ensino de matemática, foi perceptível que a escola conta com poucos recursos, sendo proposto então a elaboração de um material manipulável de baixo custo e que futuramente a professora supervisora pudesse usar. No 6º ano a aula se iniciou com questionamentos aos alunos sobre o que eles entendiam por porcentagem. Como as respostas foram as mais diversas possíveis, foi formalizado no quadro negro o conceito de porcentagem, logo após foi entregue aos alunos exemplos do cotidiano que envolva porcentagem através de encarte de supermercados e lojas. 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No 7º ano a aula iniciou com questionamentos aos alunos se eles sabiam o que eram polígonos e se poderiam citar alguns exemplos. Retomamos as conclusões dos mesmos sobre polígono e formalizamos no quadro a definição, as características dos polígonos, classificação e os tipos, depois disso foi entregue aos alunos barbante e pedaços de canudos, e as instruções foram as seguintes: 1º foi proposto que forma que passassem o barbante dentro de certa quantidade de pedaços de canudos e que a partir disso construíssem polígonos convexos, 2º a partir do polígono construído, foi sugerido ao aluno que desenhasse o polígono no seu caderno e classificassem suas características segundo foi abordado, o processo se repetiu para elaboração dos polígonos não convexos, os alunos em sua maioria foram muito criativos no momento da construção dos polígonos. 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